Pages

terça-feira, 17 de junho de 2008

A vitória dos blogueiros e comentaristas comuns


Ficamos entre os 10 primeiros blogs de política no prêmio Ibest, e agradecemos a todos que votaram em nós e nos demais blogs que compartilham de idéias semelhentes.

O único blog da ala oposicionista à Lula que ficou entre os 10 primeiros, foi o de Reinaldo Azevedo.

9 entre os 10 primeiros colocados são blogs identificados (uns mais, outros menos) com o projeto nacional popular hoje representado pelo governo Lula.

Parabéns a todos os outros 8, e que esta vitória de 9 X 1 seja dedicada a toda a blogosfera progressista.

Nosso blog foi inscrito por leitores e/ou amigos, não planejávamos entrar e nem tinhamos conhecimento sobre as regras.

Portanto, a vitória de ficar entre os "top 10" dedicamos aos leitores e a todos os milhares de outros blogs que tem semelhança ideológica com o nosso. Muitos nem ao menos participaram do concurso, mas de certa forma, também nos representariam se ocupassem o lugar que ocupamos.

Já escrevemos que a natureza dos blogs independentes é a mesma dos "teimosos", que mimeografavam panfletos na época da ditadura. Ficar entre os "top 10" pela escolha popular é como se um daqueles jornaizinhos mimeografados ficassem ao lado dos jornalões do PIG.

Naquela época a força das idéias impressas no mimeógrafo já eram mais fortes do que as contidas nos jornalões, mas o poder econômico de comprar, imprimir e distribuir papéis dava uma grande vantagem aos jornalões.

Hoje, com a internet, essa vantagem do poder econômico é menor. É verdade que grandes portais alavancam audiência de alguns blogs, mas a divulgação boca a boca e correntes de emails fazem as notícias publicadas nos blogs independentes correrem o mundo.

Sem desfazer das uvas que não alcançou, como a lenda da raposa, dizendo que não estavam maduras, o prêmio em si nunca foi o mais importante. Foi importante participar pela visibilidade que nos trouxe atraindo leitores que não nos conheciam, e reconhecimento, que tampém nos é gratificante. E também foi extremamente significativo, pois pudemos observar a influência que os blogs de esquerda estão alcançando.

Mas um blog que esteja engajado em consolidar e expandir as reais transformações que o governo Lula traz ao Brasil, não pode querer se guiar em ganhar prêmios, pois afinal, se Lula, na década de 1970, estivesse preocupado em ganhar o prêmio de operário-padrão dado pelos patrões, em vez lutar no sindicato por melhores salários, estaríamos até hoje sendo governados por demo-tucanos e suas variantes.

OS RESULTADOS:

Os últimos números divulgados pelo prêmio ibest foram:

1. Nassif – 15%
2. Dirceu – 10%
3. Mino – 9%
4. Azenha – 8%
5. Amigos do Presidente Lula – 8%
6. Cidadania – 8%
7. Reinaldo – 8%
8. Mello – 7%
9. Desabafo País – 6%
10. Rovai – 4%

Depois houve um período de votação pela internet e por torpedo no celular (cobrado igual votação no BBB), sem divulgação dos percentuais.

No resultado final ficou (não publicaram o percentual de votos):

1. Nassif
3. Mino
2. Dirceu
4. Reinaldo
5. Azenha
6. Cidadania
7. Mello
8. Amigos do Presidente Lula
9. Desabafo País
10. Rovai

Devemos comemorar a vitória de ficarmos entre os 10. Não devemos nos preocupar com a quinta posição que chegamos no pico (se não me engano chegamos a ficar em quarto), ou com a oitava posição final.

Boatos na internet disseram que muitos votos vindos do mesmo computador foram anulados. Se for verdade, comemore mais ainda, amigo leitor, porque nossa colocação real foi mais alta.

Muitos estudantes do ProUni disseram ter votado no computador da escola. Temos um grande contingente de leitores que acessa também de escolas do ensino médio, telecentros, lan-houses, por trabalharem neles ou frequentarem.
Se for verdade, é lamentável que o Ibest expurgue votos de projetos de inclusão digital, pois torna o prêmio elitista, e descaracteriza o perfil da verdadeira força da blogosfera.

Esses boatos fazem todo sentido quando observamos Reinaldo Azevedo que caíra para 7º, terminou em 4º, sendo que ele desestimulava os leitores a votarem, desde que Nassif o ultrapassou.

Leitores e assinantes da Veja, além de serem de direita, são também de classe B e classes acima. Blogs que buscam mais erudição no texto, mesmo sendo de esquerda, também acabam beneficiados, porque buscam e têm uma leitura mais elitizada, com mais computadores individuais.

De qualquer forma, ficar umas posições acima ou abaixo, não é relevante. Houve flutuação nas posições o tempo todo, já que vários blogs estavam praticamente empatados, e de forma geral o resultado é amplamente favorável.
Também esse período longo de votação tira um pouco a dinâmica natural de votação, mas não podemos reclamar, pois acabamos ficando em exposição esse tempo todo.

Comemorem porque chegamos até longe demais neste Ibest, diante das expectativas iniciais, e pelo fato de sermos considerados os "patinhos feios" ao lado do Daniel Pearl. Somos os blogs menos eruditos, que mais se distanciam dos manuais de redação do PIG, mas estamos entre os que mais se aproximam da voz popular. O que pode-se lamentar, é a presença de Reinaldo Azevedo neste pelotão da frente. Se servisse como lição, poderiam todos os blogs ter feito campanha pelo voto em lista, desta forma todos estariam uma posição à frente, e Reinaldo Azevedo não nos faria incômoda companhia.

Chegamos a pedir votos coletivos várias vezes, assim como Daniel Pearl também. Não sei informar se outros blogs o fizeram, porém, deixamos de fazer quando outros não seguiram o gesto em reciprocidade. A competição poderia levar a um ambiente de fraternidade ou de competitividade, infelizmente imperou a segunda opção, prevalecendo a prática do que combatemos nos textos: o individualismo. De qualquer forma, como já foi comentado, o resultado de 9 X 1 foi muito positivo.

Houve ainda no prêmio Ibest a votação dos Jurados (não é o voto popular), chamado Academia Ibest. Nesta votação só foram divulgados os 3 primeiros. Venceu Nassif, seguido de Reinaldo Azevedo (argh!) e depois Azenha.

Nassif, é mais de centro, mas fez um excelente trabalho de desmascarar a revista Veja. Vindo de um jornalista renomado como ele, e sem maiores vínculos com o governo Lula, foi fatal para aquela revista.

Se formos considerar o voto do juri, nossas chances de sermos primeiros caem bruscamente.

Entendemos que blogs como o de Nassif tem uma linha de jornalismo que busca a isenção. É respeitável do ponto de vista jornalístico, não discuto, e é este o objetivo dele. Porém não somos isentos, temos lado para dar o argumento ao cidadão que apóia Lula, e vê-se diante do massacre de denúncias descabidas perpetradas pelo PIG. Nunca trataremos os demo-tucanos com a mesma erudição que alguns blogs, mesmo de oposição ou centro, tratam. Nunca vamos abaixar a voz popular do cidadão comum que apoia o governo Lula, para dar ouvidos a cortesias e concessões do PIG, com claro objetivo de suavizar nossas críticas. Não vamos escrever sobre assassinatos de crianças e casos polêmicos fora da política somente para atrair audiência, porque nisso o PIG cobre até além da conta, noticiando em excesso até para proteger a corrupção demo-tucana.

Além disso, para dizer a verdade: não teríamos tempo. Se escrevessemos sobre generalidades, estaríamos sacrificando a informação política. Nem ao menos temos tempo de abordar tantos assuntos políticos importantes que gostaríamos.

Acreditamos que ajudamos a suprir lacunas de informação e temos a pretensão de darmos voz às maiorias silenciosas, que apóiam o governo Lula, lutamos para democratizar e socializar as informações, não centralizá-las.

O compartilhamento de informação entre a comunidade do blog, feita pelos comentaristas é inestimável. O mesmo vale para o restante da blogosfera. Mostramos o que o PIG esconde, desmontamos as imposturas dos partidos de oposição, e as manipulações do noticiário.

Aqui erros gramaticais de comentaristas jamais serão desmerecidos. Seria como negar voz a quem não é da elite, e aqui todos são iguais e merecem o mesmo respeito. O blog atrai o cidadão comum, que quer uma vida melhor para si, sua família e para nossos irmãos brasileitos. Que quer ter informação que fala à sua alma de brasileiro, que "bate" com o que ele vê nas ruas, com sua verdadeira percepção da realidade, assim como compartilhar as suas informações de cada comentarista com os outros companheiros.

Informação de um Brasil real, para nós, cidadãos, transformarmos nossa realidade, exigir nossos direitos e que os outros cumpram seus deveres, porque cumprimos os nossos.

Essa linha do blog, espanta e incomoda quem quer galgar o caminho da elite, fazendo oposição a ela, mas seguindo sua cartilha na forma, como uma nova facção da própria elite.Também desagrada gente que se sente uma nova elite melhorada, que deseja tomar o lugar da antiga, mantendo o resto do povo abaixo, onde consideram ser o seu lugar.

O blog não se enquadra nos manuais de redação do PIG e não quer se enquadrar, por isso comemorem porque chegamos longe demais neste Ibest. Mas fora do Ibest, é só o começo. Queremos e vamos incomodar muito mais, porque o governo Lula e seus sucessores podem contar conosco. Queremos ser a face e a voz da diversidade dos eleitores de Lula.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração