Pages

quarta-feira, 4 de junho de 2008

PIG tenta ressuscitar novo "dossiê" com falso escândalo da Varig

Ontem, vilã no PIG. Hoje, bastou falar mal do governo, para tornar-se a nova heroína do PIG.

Está faltando originalidade na fábrica de escândalos do PIG.

É compreensível, afinal os tucanos paulistas estão feridos de morte com o escândalo ALSTOM, e precisam mudar de assunto de qualquer maneira, senão o PSDB acaba antes do previsto (2011).

Agora, a antes vilã número 1 do PIG, Denise de Abreu, ex-diretora da ANAC, a ex-bruxa malvada do "caos-aéreo", virou a heroína do PIG, quando abre sua metralhadora destrambelhada contra a ministra Dilma Rousseff, a acusando de pressionar pela venda da Varig.

O cheiro de "armação" é forte demais, para só os tolos e crédulos leitores do PIG acreditarem nisso.

É fácil perceber quando lemos o final da entrevista. Ali percebe-se claramente a construção do novo factóide:

Estadão pergunta: - A sra. diz que foi vítima de um dossiê falso. Como foi?

Denise Abreu: - Um mês depois da minha saída da Anac, recebi um envelope na casa da minha mãe. Foi preparado como um dossiê, só com informações falsas. Fui ao meu advogado e pedi para que a documentação fosse levada para a Polícia Federal investigar quem elaborou o dossiê. Demos entrada na PF e o caso foi remetido à Polícia Civil de São Paulo, para investigar crimes de calúnia e tentativa de extorsão.

Estadão: - O que tinha no dossiê?

Denise Abreu: - O dossiê diz que eu teria contas no Uruguai e remeteria dinheiro para Luxemburgo. E teria usado cartões de crédito para fazer saques em dinheiro e pagar eventos onde teria me encontrado com o coronel Velozo e o Anchieta (Anchieta Hélcias, vice-presidente do Sindicato Nacional de Empresas Aeroviárias, ligado à TAM). Ao ler o dossiê, passei a entender uma série de questionamentos que recebi de deputados durante a CPI do Apagão Aéreo e que na hora eu não havia entendido. Também entendi por que, em 2006, a ministra Dilma afirmou que eu e o Velozo fazíamos lobby para a TAM e o Leur e o Zuanazzi fariam para a Gol.

Olha o "dossiê" de novo aí, gente. Não está faltando criatividade no PIG?

Um desses gabinetes tucanos, vendo em 2007 que caos-aéreo estava esfriando envia um "dossiê" fabricado para Denise Abreu se assustar e denunciar na imprensa, requentando o assunto, com fatos "novos".

E olha que interessante:

Denise Abreu diz ter recebido seu "dossiê" em setembro de 2007 (ela saiu em Agosto), e o encaminhou a PF, que repassou à Polícia Civil de São Paulo, naturalmente por não haver crime federal.

O "dossiê", fica adormecido 9 meses na Polícia Civil de José Serra, e hoje, em pleno escândalo da ALSTOM ele é despertado, e o Estadão corre atrás de uma entrevista da nova heroína do PIG, Denise Abreu.

E o pior, é que, assim como último dossiê fabricado por Álvaro Dias, este também carece de fundamentos.

As denúncias são de que houve "pressões" (no dossiê do Álvaro Dias eram "intenções").

Ora, é claro que em governos sempre existem pressões para a solução de imbróglios e são legítimas. Cada obra do PAC sofre pressão para andar, para resolver problemas ambientais, pendências burocráticas, etc.

Além disso, é no mínimo estranho que Denise Abreu tenha se silenciado quando estava apegada ao cargo.

Dilma Rousseff faz muitos inimigos quando cobra soluções e demite gente a bem do serviço público. Faz inimigos políticos quando torna-se presidenciável.

Diante do aumento do tráfego aéreo, (o chamado "caos-aéreo" pelo PIG) a ANAC teve comportamento submisso às empresas aéreas, permitindo overbook, deixando de multar as companhias que atrasavam, que cancelavam vôos, e muitas outras permissividades.

O governo Lula elevou a importância do CONAC (Conselho de Aviação Civil, órgão de assessoramento do Presidente da República para a formulação da política nacional de aviação civil), para solucionar o problema na época.

O CONAC é composto por 7 ministérios, mais o Comando da Aeronáutica:
- Ministro de Estado da Defesa (Presidente)
- Ministro de Estado das Relações Exteriores;
- Ministro de Estado da Fazenda;
- Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior;
- Ministro de Estado do Turismo;
- Ministro Chefe da Casa Civil da Presidência da República;
- Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão; e
- Comandante da Aeronáutica.

A ANAC é convidada permanente do CONAC.

Foi amplamente noticiado, nestas reuniões, que o Ministério da Defesa e a Casa Civil, pressionaram a diretoria da ANAC a agir com rigor com as empresas Aéreas e, por fim, a renunciar aos seus mandatos.

Com isso, gente como Denise Abreu, ficaram desafetas de Dilma.

No caso da Varig havia lobbies de todos os lados, inclusive do ex-genro de FHC, David Zylbersztajn. Havia dos funcionários da Varig, havia da TAM, da GOL, de empresas estrangeiras, e de todos os lados. E é claro o governo tinha a responsabilidade de não deixar regiões do país que só eram atendidas pela Varig sem transporte aéreo, por isso é natural acompanhar o processo de falência da Varig e cobrar dos ministérios envolvidos a busca de soluções.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração