Pages

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Obama diz que quer trabalhar com Brasil por energia limpa


O senador Barack Obama, candidato democrata à Casa Branca, deu importantes pistas de como seria a relação de seu governo. Obama afirmou que gostaria de se unir ao Brasil na busca de energias alternativas. “Quero unir-me a países como o Brasil para buscar formas mais limpas de energia”, disse o democrata, sem entrar em detalhes sobre como seria essa cooperação. Obama já declarou várias vezes que é contra a redução da tarifa de importação do etanol brasileiro.

Analistas dizem que a posição do senador dificilmente mudará em razão de dois de seus redutos eleitorais, os Estados de Illinois e Iowa, liderarem a produção de milho, matéria-prima do etanol americano.

“Aqueles que defendem a substituição da produção americana de biocombustíveis pelas exportações de álcool do Brasil podem até estar com boas intenções, mas não entendem o desafio que temos para obter uma segurança energética de longo prazo”, disse o democrata em março. “Não adianta nos livrarmos da dependência do petróleo para nos tornarmos dependentes do etanol.”

Na entrevista a El Mercurio, Obama afirmou que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, é uma “ameaça administrável” para a segurança dos EUA. “Sabemos, por exemplo, que ele pode estar apoiando as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), prejudicando um vizinho. Devemos usar a OEA e a ONU para aprovar sanções que mostrem que esse comportamento é inaceitável”, declarou. “Mas, como já disse antes, devemos ter uma diplomacia direta com a Venezuela, assim como com todos os países do mundo.” Como exemplo dessa disposição ao diálogo, ele citou o caso cubano. “Eu daria início a negociações com Cuba e cancelaria as restrições de viagem aos que possuem parentes na ilha.”

Em Caracas, Chávez disse ontem estar “disposto a conversar com respeito” com quem for eleito presidente dos EUA.

Obama, que nunca esteve na América Latina, disse que gostaria de visitar a região antes das eleições de novembro. Segundo ele, o México será uma prioridade em seu governo. O democrata defendeu uma reforma migratória e explicou que o maior interessado no desenvolvimento mexicano são os EUA. “Mais postos de trabalho no México significam menos imigrantes ilegais”, disse.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração