Diante das críticas que recebeu ao anunciar que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgaria uma lista de candidatos com pendências judiciais, o presidente da Corte, Carlos Ayres Britto, mudou o discurso e afirmou que a idéia é apenas para 2010 e por enquanto o tribunal pretende apenas “facilitar o acesso a essas informações”. Apesar da desistência do ministro, os nomes de candidatos que respondem a processos judiciais devem tornar-se públicos por meio de outra instituição. Ontem, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) anunciou que vai colocar em seu site a ficha suja de todos os que pleiteiam um cargo eletivo.
A divulgação será parte da campanha Eleições limpas— pelo voto livre e consciente, cuja segunda fase foi lançada ontem pela AMB, em parceria com o TSE. Segundo o coordenador da campanha, Paulo Henrique Machado, os dados referentes aos processos criminais que tramitam nas Justiças federal, estadual e eleitoral devem ser divulgados até o final do mês de julho.
Para elaborar a lista completa, a AMB começa hoje a enviar comunicados aos 13 mil juizes ligados à instituição pedindo que enviem os dados referentes aos processos que tramitam nas varas pelas quais são responsáveis. “Temos condições de colher essas informações e vamos divulgá-las. É preciso dar uma grande publicidade a esse fatos. Creio que eles serão suficientes para orientar os eleitores na hora de votar”, afirmou o presidente da associação, Mozart Valadares Pires.
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração