Pages

domingo, 1 de junho de 2008

O que o congresso pensa sobre 2010

Clique na imagem ou aqui para ver ampliado


Sei muito bem que essa pesquisa não vale nada, mesmo porque Lula ainda não indicou Dilma como sua sucessora. Mas, vou publicar para vocês tomarem conhecimento do que anda falando a nossa querida imprensa.

Para o comando político do Congresso, as eleições presidenciais de 2010 são uma incógnita. Não há uma certeza sobre quem será o candidato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nem se ele conseguirá eleger seu sucessor. A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, por exemplo, é a preferida somente de Lula. As lideranças políticas do Congresso, incluindo as do próprio PT, ainda duvidam do cacife político dela.

A certeza aparece quando o tema é a hipótese de o Congresso aprovar uma mudança na Constituição que leve a um terceiro mandato consecutivo do presidente. Segundo 94,3% dos líderes políticos, essa possibilidade não existe.

Esses dados são do estudo feito entre 6 e 14 de maio pela consultoria política Arko Advice. Segundo o levantamento, 45,3% das principais figuras políticas do Congresso da base do governo e da oposição não sabem dizer quem será o candidato de Lula em 2010. Dilma é vista por 34,9% como a provável candidata, e Ciro Gomes é apontado por 5,7%. Apenas 34,3% têm a certeza de que o presidente vai conseguir emplacar seu candidato preferido. O levantamento ouviu a chamada “elite parlamentar”, grupo selecionado pela Arko Advice em 2007 que inclui líderes partidários, presidente e ex-presidentes de Câmara e Senado, presidentes dos partidos, formadores de opinião, integrantes de comissões importantes, entre outros.

Ao todo, 106 parlamentares, sendo 70% de deputados e o restante de senadores, foram entrevistados. “Os números mostram que a montagem da sucessão em 2010 dará trabalho para ser conciliada”, afirma o cientista político Murilo Aragão, da consultoria.

DISPUTA INTERNA

Para 76% das 17 lideranças petistas entrevistadas, o PT vai ter candidato próprio, só que apenas quatro apontaram Dilma como o nome que encabeçará essa chapa. Do total, 10, ou 58,8%, dizem que ainda não podem afirmar quem será o nome que disputará as eleições presidenciais de 2010.

Um dado curioso: tanto a base do governo quanto a oposição acreditam que Lula seria reeleito se disputasse mais um mandato. Dos políticos entrevistados, 67% confirmam essa expectativa, sendo que 41,7% dos tucanos aparecem nesse grupo. Apenas um petista não concorda com isso. E você concorda com Correio Braziliense ?

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração