Pages

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Índios: Lula quer manter demarcação de reserva em área contínua

Os líderes indígenas Jaci José de Souza Macuxi, Marcus Apurinã e Marco Xucuru concedem entrevista após entregarem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o documento final do 5º Acampamento Terra Livre

Líderes indígenas que se reuniram nesta sexta-feira com o Presidente Lula em Brasília disseram que o chefe de Estado brasileiro está comprometido com a manutenção da demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, localizada em Roraima, em área contínua.

De acordo com o porta-voz do grupo que compareceu ao encontro no Palácio do Planalto, Marcos Aporinã, o presidente Lula indicou ministros para formar uma comissão que vai, junto com os líderes do movimento indígena, conversar a partir da semana que vem com os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o caso.

O Supremo determinou, por liminar na semana passada, a suspensão da Operação Upatakon 3, deflagrada pela PF (Polícia Federal) para retirar os não-índios da Raposa Serra do Sol.

O Tribunal ainda vai, entretanto, julgar no mérito a constitucionalidade da demarcação da reserva em área contínua. Assessores do presidente também confirmaram que ele manifestou aos indígenas disposição de conversar até diretamente com os juízes da Suprema Corte.

“Senti firmeza. Lula garantiu que vai manter a disposição em retirar os arrozeiros”, disse o macuxi Jaci José de Souza, cacique de comunidade na Raposa Serra do Sol.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração