Hoje é o dia mundial do livro.
Desde 2004 que nenhum brasileiro paga nenhum imposto federal quando compra Livro. Porém as editoras como a Abril, Globo, Folha, etc, não repassaram esse alívio nos custos para os preços ao consumidor. Elas embolsaram o que o que o governo desonerou, a exemplo do que os demais empresários fizeram com a CPMF.
Tivemos um triste episódio também na semana passada. A polícia do governador José Serra apreendeu quase 300 xerox de livros no DCE e no Instituto de Física da Unicamp, em Campinas. Havia livros que custavam em torno de R$ 300,00 e único meio encontrado para terem acesso ao conhecimento foi a fotocópia. É ilegal, mas é também imoral negar acesso ao conhecimento de quem não dispõe de condições financeiras.
O governo demo-tucano de José Serra teria feito melhor se, em vez de gastar dinheiro na operação policial de apreensão, comprasse e enviasse os livros originais para a biblioteca em substituição às cópias.
Enquanto isso o governo federal disponibiliza digitalmente livros (além de músicas e vídeos) de domínio público (livre para copiar legalmente) para download no site:
http://www.dominiopublico.gov.br
-
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração