A confiança dos consumidores apresentou crescimento no primeiro trimestre deste ano, o melhor desempenho para um mês de março desde o início da série histórica, em 1999. Os dados são do Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), índice trimestral divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Em março, ele estava em 109,1 pontos, elevação de 3,1% em relação a igual período de 2007. Na comparação entre trimestres, a CNI identificou alta nas expectativas de 1,1%. Segundo a CNI, o resultado de março é o terceiro melhor da série, ficando atrás apenas de setembro e dezembro de 2006, quando as expectativas foram influenciadas pelas eleições.
As expectativas otimistas são atribuídas à expectativa sobre a melhora no emprego. Segundo a CNI, o mercado interno, aquecido com a demanda cada vez maior, faz o emprego no país crescer, e a população ter perspectivas positivas com relação ao crescimento do número de postos de trabalho no Brasil nos próximos meses.
De acordo com os dados da CNI, para 33% dos 2.002 entrevistados de 141 municípios, o desemprego vai diminuir nos próximos seis meses, enquanto 23% acreditam que vai se manter. Pelo levantamento anterior, 29% diziam que o desemprego diminuiria nos seis meses seguintes, e 24% esperavam manutenção. Os consumidores aumentaram em 4,4% a expectativa em relação ao crescimento da renda própria, na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. Do total de entrevistados, 37% acreditam no aumento da renda do consumidor.
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração