Pages

segunda-feira, 3 de março de 2008

Viracopos vai virar um megaaeroporto


O Presidente Lula deu sinal verde para a Infraero levar adiante um projeto ambicioso de expansão de Viracopos, em Campinas, que pode acabar tornando-se uma alternativa à construção de um terceiro grande aeroporto na região de São Paulo. A estatal pretende transformar Viracopos em um megaaeroporto, com quatro pistas de pouso e capacidade para até 85 milhões de passageiros por ano. Para efeito de comparação, o terminal de Campinas recebeu pouco mais de 1 milhão de passageiros no ano passado; em Guarulhos, foram 19,7 milhões. O plano começa a ser executado nos próximos meses, com a contratação do projeto-executivo de engenharia da segunda pista. A intenção do presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, é começar a construção em 2009, após o término do estudo. Com 3,6 mil metros de comprimento e 60 metros de largura, a segunda pista teria investimentos de R$ 350 milhões.

A estatal já assinou um termo de cooperação, com a prefeitura de Campinas, que permitirá a desapropriação de uma área de 12 quilômetros quadrados, que inclui 88 propriedades rurais e três mil lotes urbanos.

Muita gente no governo avalia que faz bem mais sentido apostar no crescimento de Viracopos, com ampliação do terminal de passageiros e planejamento desde já para a construção de novas pistas no futuro, do que investir na construção de um novo aeroporto para atender à demanda de São Paulo - com todos os custos envolvidos nisso, de estudos para a localização do sítio aeroportuário às desapropriações necessárias, incluindo ainda o acesso viário à nova infra-estrutura.

Ao comunicar à Infraero que deveria dar prioridade à expansão de Viracopos, o Presidente Lula não enviou nenhum sinal de que o governo desistiria do terceiro aeroporto, mas fontes do governo lembram que Campinas torna-se naturalmente favorita a receber a futura demanda, em especial se sair do papel o trem-bala que a União quer ver funcionar entre São Paulo e Rio, com uma extensão para Viracopos. De acordo com o plano, o aeroporto teria quatro pistas na década de 2030 e se tornaria o maior do hemisfério sul.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração