Pages

sábado, 1 de março de 2008

Sertanejo cearense de Quixadá e região mostram a força do povo


A visita do Presidente Lula em Quixadá, deve ter sido uma daquelas muitas em que o Presidente guardará em sua memória com saudades, e com certeza a população de Quixadá também.

Tenho certeza, de que se não tivesse tantas outras cidades e regiões precisando da atenção do Presidente, ele ficaria pelo 3 dias lá, tamanho foi o carinho da população cearense.

Os vídeos que passaram na TV Brasil (a Globo não mostrou), e as fotos na imprensa cearense (a dita grande imprensa de circulação nacional também não publicou), mostrou o Presidente mais à vontade, longe dos engravatados e recebendo o abraço do povo.

A população se preparou para receber o presidente, em clima festa.

E com um bom motivo: é um raro caso de um Presidente voltar às regiões mais necessitadas do Brasil para cumprir aquilo que dizia na campanha.


A Praça José Barros, no centro da cidade, foi tomada pela população, mesmo sob intenso sol do meio-dia, para ver o presidente.

Todo mundo queria garantir um lugarzinho para ver o Presidente. Outros chegaram muito cedo para conseguir ficar mais perto, e tentar cumprimentar o Presidente, tirar uma foto.

Vieram gente dos municípios vizinhos.


Antes do discurso, Lula recebeu de presente uma rede vermelha de um dos membros do Colegiado do Território de Cidadania Sertão Central, Edinilo Costa, também agricultor e que elogiou o programa.

A cada frase de Lula, a agricultora Maria Felício Lucas, 51 anos, não se continha, esbravejava diante de uma caravana de Madalena, um dos municípios beneficiados com o programa federal. “Esse é presidente dos pobres. Como reclamar de um homem desses. Lembrar de uma terra miserável como a nossa. Do nosso sofrimento, com a seca e a fome, só mesmo um homem desses”.

O Território da Cidadania do Sertão Central (CE), com 15.678,40 quilômetros quadrados, é formado pelos municípios de Banabuiú, Choro, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Milha, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole.

Com 330.252 habitantes, dos quais 168.773 (51,10%) vivem na área rural, o IDH médio do território é 0,63. O Sertão Central cearense tem 23.045 agricultores familiares, 2.033 famílias assentadas e 304 pescadores.

R$ 191 milhões serão aplicados somente neste território em 2008, em 61 ações.

Fontes: Territórios da Cidadania, O Povo, Diário do Nordeste

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração