Coitado do Serra. Vai ficar sem alguns milhões para gastar na campanha eleitoral. Pelo menos temporariamente.O leilão de privatização da elétrica estatal paulista Cesp (Companhia Energética de São Paulo), negócio que poderia alcançar valor superior a R$ 20 bilhões, foi cancelado nesta terça-feira devido à ausência de interessados.
A CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia) informou que nenhuma das cinco empresas pré-identificadas para o leilão depositou as garantias exigidas dentro do prazo especificado, que terminou ao meio-dia. As empresas pré-qualificadas eram: CPFL Energia; Neoenergia, que tem a espanhola Iberdrola como sócia; Energias do Brasil, ligada à portuguesa EDP; Tractebel Energia, que faz parte da francesa Suez Energy International; e a Alcoa Alumínio.
O governador paulista, José Serra (PSDB), confirmou o cancelamento da operação pouco depois da nota distribuída pela CBLC e citou a crise financeira internacional como um dos fatores para o fracasso da operação.
Segundo ele, empresas que participariam da privatização da Cesp relataram que tiveram dificuldade em conseguir financiamento no mercado para apresentar lances.
As ações da Cesp despencavam quase 16% às 13h36, enquanto o Ibovespa registrava alta de 2,25% no mesmo horário.
Na segunda-feira, as ações da Cesp já haviam sofrido fortes quedas, com o mercado antevendo dificuldades para que qualquer consórcio participasse do leilão.
No total, o comprador teria que desembolsar um valor superior a R$ 20 bilhões, considerando a oferta que deveria ser feita a minoritários mais as dívidas da companhia. - Reuters
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração