A região do ABC paulista, berço da indústria automobilística nos anos 50, está retomando a auto-estima com a nova onda de vagas abertas pelas montadoras. Na sexta-feira, duas fábricas da região, General Motors e Volkswagen, anunciaram contratações. A GM abriu mais 900 vagas para a fábrica de São Caetano do Sul, enquanto a VW anunciou a admissão de 76 empregados para a unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo. Os reflexos destes avanços são materializados nas duas recentes contratações para São Caetano do Sul, envolvendo 1,5 mil empregados - a primeira, de 600 pessoas, a segunda, anunciada sexta-feira, de mais 900 funcionários.
Na Volkswagen, os reflexos dessa mudança estão na contratação de 76 empregados semana passada, precedida pela admissão de 1.216 pessoas para atuar em São Bernardo do Campo
Expansão acompanha tendência
Com a produção do Ka, a Ford voltou a dar uma esperança para a fábrica de São Bernardo do Campo, praticamente reduzida à produção de caminhões e caminhonetes. Desde o lançamento do pequeno compacto, no fim do ano passado, a empresa abre a possibilidade para novas contratações, com a produção do veículo ganhando novos pedidos.
A expansão do emprego na indústria acompanha o crescimento do mercado. Desde 2003, o setor vem ampliando o número de empregados. Entre as montadoras, os postos de trabalho saltaram de 92,9 mil vagas, em dezembro de 2003, para 122,5 mil, em dezembro de 2007. As autopeças passaram de 102,3 mil postos para 129,7 mil no mesmo período.
O emprego na indústria automobilística cresceu muito mais que a média do país. Enquanto em outros setores somados as admissões subiram 2,42% nas principais seis regiões metropolitanas entre janeiro de 2007 a janeiro de 2008, a indústria automobilística ampliou, no mesmo período, o emprego em 12,75%, seis vezes mais que a média do conjunto produtivo.
O setor está crescendo impulsionado por um conjunto de fatores favoráveis, que vão da evolução tecnológica do flex fuel, à ampliação do crédito e aumento da renda do consumidor brasileiro - afirmou André Beer, consultor e ex-vice-presidente da GM do Brasil.
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração