Estudantes que não se inscreveram para o processo seletivo do ProUni (Programa Universidade para Todos) em 2008 poderão pedir bolsa remanescente às universidades particulares onde estão matriculados.
Até 4 de abril, as instituições de ensino superior inscritas no programa vão distribuir 36.312 vagas que sobraram do primeiro processo seletivo do ProUni para 2008, que ofereceu 106.134 bolsas interais e parciais. Segundo informações da Secretaria de Ensino Superior do MEC (Ministério da Educação), as universidades participantes do ProUni vão anunciar as vagas em seus murais. Os estudantes interessados também podem procurar as secretarias para obter informações sobre as bolsas.O MEC deverá receber a lista de vagas distribuídas até o dia 4. "Parte das vagas remanescentes concentra-se nas bolsas adicionais, ofertadas segundo o interesse das próprias instituições", disse o secretário de ensino superior do MEC, Ronaldo Mota.
"Elas não são contabilizadas para efeito de isenção fiscal, representando apenas mais possibilidades para os estudantes, e o não preenchimento dessas bolsas não causa prejuízo ao erário público", informou o secretário.
Segundo a portaria 345, publicada no Diário Oficial da União no último dia 17, as faculdades poderão criar processos seletivos para preencher as vagas. Além disso, as instituições poderão levar em conta o desempenho acadêmico dos alunos em semestres anteriores.
Os estudantes interessados no benefício devem preencher os pré-requisito socioeconômicos exigidos pelo programa. Se as vagas não forem ocupadas, as bolsas serão oferecidas no semestre seguinte por meio da seleção periódica do programa.
O processo seletivo do ProUni registrou 855.734 inscrições para o primeiro semestre de 2008. Com 2.689 bolsas a menos nesta edição -- são 106.134 no total --, o programa conta com a adesão de 1.416 instituições de ensino superior brasileiras.
Como funciona o programa
O ProUni concede bolsas integrais e parciais (50% do valor da mensalidade), em instituições particulares e filantrópicas de ensino superior em todo o país. Para concorrer às bolsas, os candidatos têm que atender a uma série de exigências, como a obtenção de nota mínima de 45 pontos no Enem.
O estudante também precisa comprovar que cursou todo o ensino médio em escola pública ou na rede particular, na condição de bolsista integral; e que tem renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio (R$ 570), caso concorra à bolsa integral. No caso da parcial, é preciso que o aluno comprove renda familiar por pessoa de até três salários mínimos (R$ 1.140).
O candidato à bolsa do ProUni não precisa prestar o vestibular nem estar matriculado na instituição em que pretende se inscrever. É facultado às instituições submeterem os candidatos pré-selecionados a um processo seletivo específico e isento de cobrança de taxa.
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração