Pages

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Jornal Nacional não noticia lucro do Unibanco, seu patrocinador


O Unibanco divulgou seu lucro recorde no dia 14, o Jornal Nacional não noticiou até hoje, como fizeram os tele-jornais concorrentes.

O Unibanco é o patrocinador do Jornal Nacional, e uma notícia dessas aumenta a insatisfação e queixas dos correntistas com as altas tarifas bancárias.

Seria uma notícia contrária aos interesses dos donos do banco.

Há quem possa dizer que lucro de banco seria uma notícia de interesse especializado, para os cadernos e revistas de economia. Mas não é o que pensaram os editores de outros tele-jornais sem patrocínio bancário.

Na mesma noite de ontem, o Jornal concorrente da TV Record, fez ampla matéria sobre o assunto. Mostrou o aumento do lucro dos 4 maiores bancos (Itaú, Bradesco, Unibanco e Santander), entrevistou populares na rua, queixosos das elevadas tarifas que tornam-se injustificáveis diante destes lucros, e entrevistou um economista para opinar sobre o assunto.

A proteção aos interesses dos bancos no tele-jornal da Globo já foi exibida outras vezes. Quando o governo federal aumentou a alíquota da CSSL dos bancos para compensar em parte a perda da CPMF, o tele-jornal omitiu que tal aumento seria apenas sobre o setor financeiro. Tentou incitar à população à ser contrária ao governo, fazendo crer que o governo estaria aumentando impostos para onerar todos os brasileiros.

O Jornal Nacional também cometeu uma SAFADEZA para tentar dirigir o descontentamento da população com os bancos para o governo, ao noticiar o aumento das prestações com o IOF sem incluir no cálculo a redução da CPMF. Clique aqui para ler a comprovação da SAFADEZA em números.

A Globo parece seguir à risca o lema: o freguês sempre tem razão, desde que pague em dia.

O freguês no caso, é o Unibanco, e não o telespectador.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração