A Polícia Federal realiza nesta terça-feira (6) operação para desarticular um esquema dedicado à prática de crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Segundo a PF, ele seria organizado por instituições financeiras suíças. Um funcionário da União dos Bancos Suíços (UBS) foi preso.
A operação, batizada de Kaspar II, cumpre 20 mandados de prisão e 44 ordens de busca e apreensão em São Paulo, Amazonas e Bahia. Participam da ação 280 policiais. Investigações da PF apontaram a existência de um esquema em que bancos abriam contas numeradas e codificadas para as quais clientes brasileiros enviavam dinheiro utilizando-se da intermediação de doleiros, na chamada modalidade dólar-cabo.
As contas numeradas dificultam a identificação de seus titulares pelas autoridades brasileiras. Alguns investigados utilizavam-se dos doleiros para o pagamento de fornecedores no exterior, em muitos casos, em razão do subfaturamento de importações.
Os suspeitos responderão por crimes de gestão fraudulenta, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, formação de quadrilha e funcionamento de instituição financeira sem autorização do Banco Central. As penas máximas somadas atingem 40 anos de prisão, segundo informa a PF
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração