Os partidos da base aliada votaram a favor do projeto, além do PSOL e PV. Os deputados do DEM, PSDB e PPS votaram contra o texto do protocolo. O relator do projeto, deputado Paulo Maluf (PP-SP), argumentou que a adesão da Venezuela ao Mercosul está de acordo com o artigo 4º da Constituição brasileira, que orienta o país a buscar a integração econômica, política, social e cultural com a América Latina. A adesão do país já foi aprovada pela Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados em outubro.
Governo
Na terça-feira, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, voltou a defender a inclusão da Venezuela no Mercosul. Para o ministro, a entrada da Venezuela será boa tanto para o Mercosul quanto para a Venezuela e para a estabilização democrática da América do Sul.
"Estamos confiantes de que a entrada da Venezuela no Mercosul será boa econômica e politicamente, pela estabilidade que produzirá na região. Será boa para o Mercosul, porque teremos uma vértebra maior para a integração de toda América do Sul. Será boa para a Venezuela, porque o convívio com as democracias do Mercosul ajudará consolidar ainda mais o esforço democrático da Venezuela", afirmou Amorim.
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração