Pages

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Baú do mensalão tucano: Quando Roberto Jefferson foi 'inconveniente'

Todo mundo que assistiu, viu, ao vivo e a cores, na entrevista ao Roda Viva da TV Cultura, em junho de 2005, auge do "mensalão", o mesmo Roberto Jefferson que denunciava o PT, responder:

"Que conversa é essa? Estou estranhando tudo isso. Parece que estamos num convento de freiras. Pensei que fôssemos discutir aqui financiamento de campanhas políticas. Vocês sabem disso tudo que estão me perguntando".

Houve um visível constrangimento entre os jornalistas que participaram do programa.

De repente, de modo inesperado, Jefferson diz que o ex-banqueiro José Eduardo Andrade Vieira (e ministro da agricultura de FHC), dono do extinto Bamerindus, foi um dos financiadores "por dentro e por fora" da primeira campanha de Fernando Henrique Cardoso, em 1994.

"Tinha caixa dois sim senhor e vocês sabem disso, disse o petebista em tom desafiador aos jornalistas."

O apresentador do programa, Paulo Markun (hoje presidente da TV Cultura do Serra), chamou o intervalo e na volta nenhum jornalista quis tocar no assunto, apesar do desafio de Jefferson e da provocação ao chamá-los de freiras.

Desde então o PIG (Partido da Imprensa Golpista) enfiou o assunto no fundo do baú, e mantém trancado a sete chaves.

Um jornalismo sério, investigativo, não exploraria o assunto à exaustão?

É importante até para reconstituir episódios da história política do Brasil.

Trazer esse episódio à tona, seria de grande utilidade pública, para tirar o PSDB de sua posição cômoda e inerte, de negar apoio a uma reforma política moralizadora, só porque possui maior apoio financeiro privado para suas campanhas.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração