A recalcada do Jô, Lucia Hippolito, chega a fazer uma comparação sem pé, nem cabeça com o tribunal de Nuremberg, um tribunal internacional de crimes de guerra nazistas contra a humanidade. E essa senhora ainda se diz "cientista política".
Estão achando que vão "faturar" politicamente contra o governo Lula o simples fato da denúncia do Procurador Geral da República ao STF, pelo caso que ficou conhecido como Mensalão, voltar ao noticiário.
É claro que ninguém está satisfeito com o que aconteceu, mas duvido que desperte maiores preocupações no governo a essa altura do campeonato.
Primeiro, porque isso é apenas uma denúncia ainda. Se o STF decidir abrir processo, significa apenas que os envolvidos terão que responder ao processo, exercendo sua defesa, e no final alguns serão condenados, outros absolvidos, seja por todas as denúncias, seja por apenas algumas.
Aqueles contra quem o STF abrir processo, ficarão apenas na situação jurídica que já se encontra FHC por conta da privatização fraudulenta da Vale do Rio Doce (essa sim uma fraude de grandes proporções).
Segundo, porque o governo Lula foi devassado. Além das 3 CPI's onde a oposição fez o que quiz. A própria Polícia Federal, subordinada ao governo Lula, investigou todos os envolvidos, colheu provas e municiou a denúncia. Houve auditorias da Controladoria-Geral da União (CGU), sindicâncias em estatais e julgamentos internos nos partidos.
Terceiro, porque o que a imprensa noticiou até agora foi com base no método Ali Kamel do jornalismo "testando hipóteses". Agora é hora da verdade vir à tona, e tenho certeza que nós que apoiamos o governo Lula, só temos a ganhar com isso, daqui para a frente.
Assim como as "hipóteses testadas" na cobertura do acidente da TAM, sempre para incriminar o governo, foram sendo desmentidas uma a uma, as hipóteses do mensalão também nos trarão boas surpresas. Do tipo top-top pra Globo . Veremos que não era bem assim ... como disseram na imprensa.
É Claro que existem corruptos e picaretas envolvidos no dito mensalão. Tem nomes envolvidos que já deveriam estar pagando na justiça por muitos outros escândalos anteriores ao governo Lula. Mas também tem muita gente acusada pelo que não fez. É bom que haja a investigação, o processo sobre quem houver indícios consistentes, e a defesa. Assim não haverá impunidade, e o joio será separado do trigo.
Agora é muito importante enxergarmos a verdade da história. É importante observarmos o ponto de vista da defesa de cada um, que sofreram um linhchamento na imprensa e nunca tiveram direito adequado de resposta.
Quanto aos que forem culpados, queremos a devida punição, inclusive para os tucanos mineiros do Eduardo Azeredo, que merecem o mesmo tratamento que foi dedicado aos governistas.
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração