Pages

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

O ovo da Serpente

"O ovo da Serpente" é um filme de Ingmar Bergman, que retrata a Berlim de 1923, quando já se podia vislumbrar, dentro da membrana transparente "do ovo", o monstro nazista prestes a quebrar a casca.

A oposição Tucano + DEMos + Globo + Mídia associada, depois de debruçar sobre o sucesso dos números do governo Lula na economia e nas políticas sociais. Depois do sucesso das operações da Polícia Federal no combate ao crime organizado e corrupção, atingindo todos os envolvidos, sem proteger ninguém. Depois de Lula lançar o PAC e todos apostarem no crescimento sustentado da ordem de 5%, com a geração de empregos que isso acarreta, o discurso oposicionista virou palavras que o vento levou.

A oposição (mídia + partidos) viu que na razão, na chamada à reflexão e aos fatos, ela será varrida das urnas.

Assim a oposição resolveu apelar para sentimentos e deturpação da verdade.

Apela aos piores sentimentos: preconceitos, rancores, ódios, incitar os mais fortes contra os mais fracos, os mais ricos contra os mais pobres.

E deturpar o que é de fato o governo Lula. Querem reduzir a uma gafe ou frase infeliz de um ministro, repetindo inúmeras vezes em montagens de vídeo grotescas associadas a toda e qualquer mazela nacional. Querem dizer que Lula desdenha do povo. Não é patético?

A popularidade confirmada de Lula no Datafolha prova que a grande massa da população não caiu nesse golpe da mídia. A grande massa do povo continua aprovando Lula, o que significa que a imprensa e a oposição é quem foi reprovada, com esse comportamento torpe.

O problema é que essa campanha de apelos aos piores sentimentos das pessoas e de deturpação só está atraindo uma parcela mínima de pessoas pouco politizadas de fato, com visão tacanha, além assanhar a extrema direita.

Mas a mídia enche a bola dessa gente, dando espaço até no Jornal Nacional, sem mostrar o que aquilo representa de fato, com o objetivo de encorajar outros a manifestarem-se contra Lula.

É aí que mora o perigo. Estão chocando o ovo da serpente.

Na maior comunidade do Orkut ("Fora Lula") de onde saíram essas manifestações , há a enquete mostrada na figura no topo deste artigo. A pergunta da enquete já é golpista. E as respostas mais ainda.

Os números da passeata foram irrisórios, a enquete é irrisória, mas o suporte da imprensa, o poder econômico, e o pensamento golpista por trás dessa gente, não é nada irrisório.

Nos comentários, é possível ler gente sugerindo fazer, pasmem, um protesto em frente à Globo, porque a Globo não lhes deu visibilidade suficiente. Parece engraçado, e é. Mas mostra que tipo de gente essas campanhas estão arregimentando.

É esse ovo da serpende que estão chocando a Globo, Catanhede's da vida, Kamel's, Noblat's, meninas do Jô, e tantos outros.

Porque a direita brasileira não é como a da França, Alemanha, Inglaterra? Faz seus projetos conservadores e tem a coragem de defendê-los e levá-los à aprovação das urnas. E algumas vezes vencem. Sem recorrer a golpes.

Enquanto isso, reforço as palavras da Helena abaixo:

Antes de gozarmos o fracasso (evidente) da passeata golpista, precisamos nos mobilizar para oferecer uma resposta dura a essa tentativa de ruptura no rito institucional.

1) Precisamos escrever a amigos, parentes e conhecidos sobre o que está ocorrendo, mostrando a verdade dos fatos, a começar pelo acidente da TAM. Os culpados não estão no governo, mas na TAM, a empresa que tem como prioridade o lucro.

2) Precisamos escrever e mostrar repúdio à OAB-SP e à Philips, e patrocinadores golpistas da Globo, todos os dias. (Não parem, está dando resultado).

3) Precisamos organizar nossas manifestações de apoio e protesto para resguardar a democracia e repudiar aqueles que querem a volta da injustiça social.

Veja também o artigo semelhante: "A reportagem que você não viu" no blog do Luiz Carlos Azenha.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração