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domingo, 22 de julho de 2007

Sabotagem no ar

Para comando do Cindacta-4, sabotagem é "forte possibilidade'

O comando do Cindacta-4, com sede em Manaus, informou o Comando da Aeronáutica em Brasília que trabalha com a "forte possibilidade" de sabotagem na nova pane apresentada no sistema de controle de tráfego aéreo do país, desta vez na capital amazonense.A nova pane prejudicou sobretudo vôos internacionais partindo de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ) ou dos Estados Unidos (Nova York, Dallas e Miami) e do Caribe.Houve ainda um efeito em cascata nos vôos domésticos.

A Força Aérea relatou quatro indícios de sabotagem:
1) A hora da pane -o sistema parou entre 0h25 e 2h30 de hoje, hora crítica dos vôos na área do Cindacta-4, pois há uma concentração de decolagens de vôos internacionais que partem de Guarulhos e do Galeão a partir das 21h30 e sobrevoam a região;
2) "Redundância" -além de o sistema original ter falhado, oficiais do Cindacta-4 consideram "mais do que estranho" que também o alternativo não tenha funcionado;
3) Tempo de resposta -as falhas costumam ser rápidas, e logo a operação é recuperada. Neste caso, porém, o sistema ficou fora do ar cerca de duas horas;
4) Precedentes -desde a queda do Boeing da Gol, em 29 de setembro do ano passado, houve mais panes graves, demoradas e públicas, tanto de radares e de rádios, do que nos 30 anos anteriores. Para controladores de vôo, os problemas são sistêmicos e há quem veja na divulgação das suspeitas uma forma de pressão do comando na queda-de-braço com os sargentos que ocorre desde o acidente da Gol. O leitor quer saber quem publicou essa matéria? Pasmem. Foi a dona Eliane Catanhede na folha para assinantes

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