Pages

domingo, 15 de julho de 2007

AS VAIAS NÃO FORAM MERECIDAS


-Primeiro porque não foram expontâneas, foram organizadas pelo César Maia. Ele foi o único aplaudido, interessante, não?
-Segundo porque se o governo federal não tivesse injetado dinheiro no PAn ele não teria acontecido no Rio.
-Terceiro porque ter educação é bom.Há problemas, sem dúvida. Imaginar que os tucanos e pefelentos (e suas empresas) se beneficiaram de dinheiro público em projetos super faturados, chantageando o governo, é péssimo. O Lula devia ter fechado a torneira e deixado o PAn no Rio virar um fiasco. Mas aí teríamos perdido um espetáculo maravilhoso que foi a abertura dos jogos...
O que fazer? Optar pelo quê? Abortar um evento que movimenta dinheiro no Rio e gera empregos, mesmo que momentâneos? Impedir um processo que coloca o esporte em primeiro lugar?Eu realmente tenho dúvidas...
O que sei é que a abertura foi fantástica e de um bom gosto à toda prova. O solo de percussão do garoto foi demais. Me lembrou o solo de panela de um garoto no metrô de N. York, no começo do filme Green Card (estrelado por Gerard Depardieu).A coreografia estava fabulosa. A plasticidade das árvores, ondas e festas populares foi de uma intensidade que só um Akira Korosawa seria capaz de descrever.
A música tema de Arnaldo Antunes, cantada pela jovem sambista e ele, Adriana Calcanhoto cantando canções populares e de ninar, naquela cadeira imensa....As garças manipuladas por pessoas, a cobra serepenteando pelo maracanã e o jacaré se mexendo com perfeição foram de tirar o fôlego.É mais ou menos como a eleição do Cristo como uma das 7 maravilhas do mundo.Realmente muda alguma coisa?
Não...Mas faz bem pra nossa alma, ou pra quem não acredita em alma, pro nosso amor próprio.E isso, pessoal, o nosso povo merece.Mas bastava o Lula ter negado o apoio. Tinha se livrado do covil de tucanos, pefelentos e cobras. Não teria se exposto a uma quase vaia. Quase, pois não foi um clamor. Não foi avassaladora. Foi um rumor de vaias.E mais: Lula tem uma aprovação popular de mais de 60% considerando seu governo ótimo e bom. E quem acha regular, não desaprova, mas fiquemos nos que aprovam com louvor.Como disse meu amigo Maurício: "Um maracanã vaiou, mas dezenas de maracanãs aplaudem".Eu só não diria que foi um, se tivesse sido, ouviríamos as vaias mal-educadas em alto e bom tom.
APESAR DISSO, TEM MUITO A MELHORAR
Tanto que fiz esta charge aí em cima. As desigualdades diminuíram, mas não acabaram. O Fome Zero ajuda muita gente, mas ainda não é suficiente e tem problemas. O nível de emprego subiu bem (e os planos de saúde cresceram 300% só nestes 6 meses de 2007), mas ainda tem muita gente desempregada.
Muita gente miserável se beneficia de políticas assistenciais para não morrerem de fome, mas melhor seria se eleas pudessem ter a dignidade de se levantarem sozinhas.Não estou satisfeito com o governo federal, porque temos que querer sempre mais.
Mas nenhum outro governo fez tanto por esse país como este que aí está.Por isso a Folha, a Veja, a Globo, o Estadão ficam tão incomodados.
Por que se Lula fosse candidato de novo, se reelegeria.Mas ele não fará isso, fiquem tranquilos.Quem sabe o governo volta às garras dos tucanalhas e pefelentos e o Brasil volte à modorra de 8 anos atrás. Com uma economia instável, apesar do Real, que colocava o Brasil como coadjuvante em qualquer iniciativa da América Latina e do Mundo...
Com um povo menos alimentado, menos educado e menos feliz.Muita gente vai ficar mesmo satisfeita se isso acontecer...
SAUDAÇÕES DO BIRA

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração