O Presidente Lula cobrou metas dos ministros e estabeleceu rígido calendário de trabalhos na reunião sobre a crise aérea ontem no Palácio do Planalto. No encontro, o Presidente recebeu relatório da Infraero apontando problemas nos equipamentos de navegação aérea que operam durante nevoeiros para auxiliar o procedimento de pousos e decolagens, como o que provocou atrasos em vôos no aeroporto de Cumbica, neste fim de semana. O Presidente criticou a troca de acusações entre os órgãos governamentais ligados ao setor.
Controladores de vôos
" Não existe mais explicação para a sociedade a não ser a solução. Essa coisa vem se arrastando desde março do ano passado, com a questão da Varig. Se agravou em outubro com o problema do Legacy e o avião da Gol", reconheceu Lula. O Presidente minimizou a responsabilidade dos controladores de vôo sobre os episódios de atrasos nos vôos. Desde o acidente que provocou a queda do vôo 1907 da Gol, que deixou 154 mortos, a categoria iniciou um movimento de operação-padrão que provocou uma série de atrasos nos aeroportos, mas na avaliação do presidente, esse seria "apenas um item" da crise.
Infraero responsabilizada
Lula apontou como principais motivos para a crise do tráfego aéreo o crescimento de 20% no número de passageiros de aviões e a saída da Varig do mercado. As demais empresas não teriam conseguido absorver o volume de passageiros da antiga Varig, avalia Lula, que também vê a Infraero, estatal responsável pelos aeroportos do País, como uma das principais responsáveis pelo apagão do setor. "Certamente houve culpabilidade de pessoas que tomaram conta dos aeroportos brasileiros", disse Lula.
Controladores de vôos
" Não existe mais explicação para a sociedade a não ser a solução. Essa coisa vem se arrastando desde março do ano passado, com a questão da Varig. Se agravou em outubro com o problema do Legacy e o avião da Gol", reconheceu Lula. O Presidente minimizou a responsabilidade dos controladores de vôo sobre os episódios de atrasos nos vôos. Desde o acidente que provocou a queda do vôo 1907 da Gol, que deixou 154 mortos, a categoria iniciou um movimento de operação-padrão que provocou uma série de atrasos nos aeroportos, mas na avaliação do presidente, esse seria "apenas um item" da crise.
Infraero responsabilizada
Lula apontou como principais motivos para a crise do tráfego aéreo o crescimento de 20% no número de passageiros de aviões e a saída da Varig do mercado. As demais empresas não teriam conseguido absorver o volume de passageiros da antiga Varig, avalia Lula, que também vê a Infraero, estatal responsável pelos aeroportos do País, como uma das principais responsáveis pelo apagão do setor. "Certamente houve culpabilidade de pessoas que tomaram conta dos aeroportos brasileiros", disse Lula.
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