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terça-feira, 13 de março de 2007

Convite a Franklin Martins inclui rede de TV pública a ser criada

O governo quer implantar uma nova rede nacional de televisão pública, criada a partir do decreto que definiu o padrão japonês para o Sistema Brasileiro de TV Digital. Uma idéia preliminar do projeto foi apresentada ontem ao Presidente Lula pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa. De acordo com o ministro, o custo da implantação será de R$ 250 milhões em quatro anos - R$ 100 milhões no primeiro ano e o restante distribuído ao longo dos três anos seguintes.

Esses investimentos consideram a possibilidade de aproveitamento de parte da estrutura técnica da Radiobrás, que transmite a TV Nacional para cerca de 30% dos municípios brasileiros. "Uma das propostas é ampliá-la, transformá-la em uma rede nacional em todos os municípios" Os recursos seriam usados na aquisição e instalação de equipamentos transmissores de baixa potência para levar o novo canal a pequenos municípios, criando uma televisão pública de real alcance nacional.

Se a proposta for aprovada, Hélio Costa acredita que as primeiras transmissões poderão começar no fim deste ano. A TV do Executivo deverá ser a primeira dos quatro canais públicos que serão criados com a implantação da TV digital, segundo Costa. Também estão previstos canais dedicados à cultura, à educação e à comunidade. As regras para a implantação da nova rede poderão ser definidos por uma portaria do ministério, que ficaria encarregado apenas dos procedimentos técnicos. A definição de conteúdo ficaria sob responsabilidade Subsecretaria de Comunicação Institucional, hoje vinculada à Secretaria Geral da Presidência.

Essa área deverá ficar com o jornalista Franklin Martins, da TV Bandeirantes, caso ele aceite - como é provável - convite para assumir o cargo de secretário de Imprensa de Lula, em substituição ao atual titular do cargo, o jornalista André Singer, como este blog já adiantou(aqui). O convite foi feito pelo Presidente Lula e divulgado na semana passada. Além de coordenar os trabalhos de mídia da Presidência da República, e impulsionar a rede de televisão do Executivo, o novo secretário de Imprensa será responsável também pela publicidade do governo.

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