Pages

sexta-feira, 9 de março de 2007

O senhor da discórdia: Confronto é destaque na mídia mundial

A Prefeitura de São Paulo resolveu maquiar as ruas e avenidas que serão percorridas pelo presidente norte-americano, George W. Bush.Funcionários da prefeitura passaram o dia de ontem pintando calçadas, aparando a grama e recolhendo lixo em toda a região do Morumbi (zona oeste). Eles também retiraram duas famílias que viviam havia 15 anos em barracos na rua John Baird.No entanto, a festa preparada por Serra para receber o presidente George W. Bush, foi ofuscada pela polícia tucana. O confronto entre manifestantes anti-Bush e a polícia na Avenida Paulista ganhou a imprensa internacional. A agência de notícias americana Associated Press divulgou fotos e texto logo depois da confusão. Uma das imagens mostra três policiais imobilizando um jovem no asfalto. E a legenda deixa claro: "Policiais batem em manifestante em São Paulo".

Os protestos que esperavam o desembarque de George Bush na capital paulista também mereceram a foto principal do site do The New York Times. A matéria, dos correspondentes Jim Rutenberg e Larry Rohter - este último, o jornalista que quase teve o visto de trabalho suspenso pelo governo Lula - deixa claro que, para os organizadores das manifestações, a visita do presidente americano não é uma demonstração de apreço pelos latinos, como sustenta a Casa Branca: "A viagem é um embate entre o estilo capitalista abraçado pelos EUA e a aproximação com o socialismo de líderes latinos esquerdistas que crescem em poder e popularidade"

A rede CNN foi outra a dar destaque à violência entre a polícia e os manifestantes, estampando-a na machete do site. Surpreendentemente para um veículo americano, também pareceu dar razão aos estudantes: "A polícia antidistúrbio de São Paulo atirou gás lacrimogêneo contra uma marcha majoritariamente pacífica de protesto contra a visita de Bush".

O chamado "senhor da guerra" estava ciente do que o esperava no Brasil.
- Esta viagem é para mostrar às pessoas que nos importamos. Estou preocupado com o fato de alguns críticos dizerem: "Os Estados Unidos não estão preocupados com nada além de terrorismo" - disse Bush à CNN em espanhol, momentos antes de embarcar no Air Force One. Interessante que, jornais como a Folha de São Paulo, Estadão, Globo etc.. não mostraram, em suas páginas as fotos da polícia tucana, baixando o pau nos estudantes.. Mas seus jornalistas e fotógrafos, estavam na manifestação.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração