O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), vai transferir para a Nossa Caixa uma dívida de R$ 5,4 bilhões que o Estado tem a receber de proprietários de moradias populares inadimplentes. O acerto com o banco controlado pelo governo do Estado de São Paulo visa a acelerar a cobrança de mutuários que receberam casa do Estado e estão com prestações do imóvel atrasadas.A prefeitura estuda meios para retomar de volta moradias de inadimplentes sem condições de fazer pagamento dessas prestações.
Em meio às restrições orçamentárias neste início de gestão, a medida é mais uma tentativa para reforçar os cofres do Estado, que como todos sabem tem um rombo de 1,2 bi, deixado por Geraldo Alckmin.A transação será oficializada amanhã à tarde, quando o secretário estadual de Habitação, Lair Krähenbühl, com aval de Serra, se reunirá com o presidente da Nossa Caixa, Milton Luiz de Melo Santos.A dívida dos mutuários representa quase 10 vezes o Orçamento da pasta. Cerca de 25% dos 315 mil proprietários de imóveis populares estão inadimplentes. Há casos de devedores há mais de 30 anos.
"Tenho que produzir moradia. Esse é o meu foco. Não sou cobrador", disse Krähenbühl, autor da proposta. "A Nossa Caixa é banco, tem estrutura de cobrança e não tem corrupção", Há! Há! Há! emendou o secretário.Hoje a cobrança é feita por escritórios do governo espalhados pelo Estado. A avaliação é de que o banco poderia fazer um trabalho mais ágil.Além da entrada de dinheiro a curto prazo, com um processo mais rigoroso de cobrança pela Nossa Caixa, a carteira de mutuários do Estado, a segunda maior do BrasilA Nossa Caixa também assumirá a carteira de financiamentos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).
Helena
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração