O Presidente Lula lembrou o líder pacifista indiano Mahatma Gandhi durante comício realizado ontem à noite no bairro Céu Azul, distrito de Valparaíso, em Goiás. “Eu tenho como paradigma, como pessoa que me orienta na política, Mahatma Gandhi”, revelou o presidente. “Ele cunhou a política da não violência. Ofendiam ele e ele não perdia a postura. Ele se mantinha tranqüilo porque tinha um objetivo: a liberdade da Índia”, explicou. Lula disse que na disputa do segundo turno contra o tucano Geraldo Alckmin manterá a mesma postura de altivez e tranqüilidade defendida por Gandhi. “Não podemos perder a paciência. Faltam 17 dias. Eles estão mais nervosos”, disse o presidente. “Nós não podemos fazer nenhum gesto que eles (oposição) digam que nós estamos perdendo o controle”.
Lula vai mostrar a imagem de um político que não cairá nas provocações e ataques do adversário. O objetivo do governo, já explicitado pela fala do presidente e de vários ministros, é mostrar que a nova postura do tucano é fruto do desespero da oposição diante da vantagem de Lula nas últimas pesquisas de intenção de voto. Empolgado com as cerca de 15 mil pessoas que o recepcionaram, Lula afirmou que irá aos debates promovidos pelas redes Globo, Record e SBT. “Se ele quiser ficar nervoso, ofender e decorar o que ele quiser para falar no debate, pode fazer. Nós vamos agora para todos os debates com a cara boa e com a cara tranqüila”, prometeu.
No discurso, Lula afirmou que sua vitória em 2002 significou o fim de um ciclo de governos dominados pelas elites econômicas, agrícolas e intelectuais. “O povo pegou o gosto pelo poder neste país e não quer mais permitir que eles (elite) voltem ao poder. É por isso que nós temos que ter tranqüilidade. Nós não podemos perder a cabeça”. Lula reafirmou que não pretende dividir o país entre ricos e pobres. “Alguns começaram a dizer que eu estou dividindo o país entre ricos e pobres. Eu não estou dividindo porque pobres e ricos existiam antes de eu nascer e eu já nasci pobre”, afirmou.
Lula criticou Alckmin por ter dito no debate da TV Bandeirantes que venderá o Aerolula. “O meu adversário falou que ia vender o avião presidencial. Eu não me incomodei porque essa gente só sabe vender. Eles são capazes de passar na rua, ver um carro estacionado e eles vendem. Depois, não entregam”, disse Lula. Mais uma vez o Presidente lebrou que os tucanos tem um projeto privatista e afirmou que se “dependesse deles o Brasil estava totalmente quebrado”. Na área social, o presidente disse que concedeu mais de um milhão benefícios do Bolsa Família em São Paulo e que o PSDB, que governou o estado por praticamente 12 anos, ajudou no mandato de Alckmin 170 mil famílias com políticas sociais promovidas pelo governo estadual. “Nós não prometemos fazer política social, nós fazemos compromisso de governo”. Nós não podemos fazer nenhum gesto que eles (oposição) digam que nós estamos perdendo o controle
Arrependimento eleitoral
O presidente Lula desculpou-se ontem por ter feito campanha no primeiro turno para o deputado federal Barbosa Neto, que disputou o governo de Goiás pelo PSB e com apoio do PT. “Quero pedir desculpas ao povo de Goiás por ter pedido votos para ele”. No segundo turno, Barbosa optou pela candidatura do governador Alcides Rodrigues (PP), apoiado pelo senador eleito Marconi Perillo (PSDB). Segundo as últimas pesquisas, Alcides lidera a disputa no segundo turno com 53% das intenções de voto, contra 39% do senador Maguito Vilela (PMDB). No primeiro turno, Lula tinha dois palanques em Goiás: o de Barbosa Neto e o de Maguito Vilela (PMDB). Lula disse ser inaceitável fazer campanha para um candidato que depois se aliou ao projeto do PSDB e do PFL. “Ao invés de ele estar aqui, correu para o outro lado”. Ontem, Lula pediu votos para Maguito Vilella e prometeu uma parceria para melhorar a situação do entorno. “Os prefeitos do entorno podem ficar tranquilos que vamos cuidar disso aqui com carinho”. No primeiro turno, Lula teve nos 42 municípios do entorno 239 mil votos contra 250 mil de Alckmin. Em Valparaiso, Lula teve 55,61% dos votos. O tucano teve 33,01%.
Helena
" First, they ignore you...
Then, they laugh at you...
Then, you fight you...
Then you win"
Mahatma Gandhi
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração