O PSOL deve manter a decisão de não declarar apoio formal a nenhum dos dois candidatos à presidência. "Nossa decisão não vai mudar", disse a senadora Heloísa Helena (AL), terceira colocada no primeiro turno.
Informalmente, porém, a maioria do partido se alinha com Lula preferem Lula na presidência a uma eventual ascensão de Geraldo Alckmin (PSDB). Em outras palavras, vão votar em Lula. Segundo o deputado federal reeleito Ivan Valente (SP), entre os motivos que levam parte da sigla a apoiar informalmente Lula estão os movimentos como o dos sem-terra. "Eles temem o aumento da repressão, no caso da vitória de Alckmin." Outros temores seriam retomada das privatizações, autonomia ao Banco Central e mudança na política externa. Para Chico Alencar, do Rio, também reeleito, há identificação histórica entre PT e setores mais à esquerda do PSOL.
No debate fica claro o distanciamento de Heloísa de outros parlamentares do PSOL. Ela reafirmou ontem que simpatizantes são livres e com capacidade para fazer a melhor opção. O Plínio de Arruda Sampaio, vem tentando aprofundar o debate, sugerindo a apresentação de propostas ao petista. "Poderíamos apoiar Lula se ele se comprometesse publicamente com os movimentos sociais e deixasse claro que no segundo turno manobraria o governo para esquerda."
Helena
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração