Pages

quinta-feira, 12 de outubro de 2006

Ibope: Lula abre 14 pontos de diferença para Alckmin


O instituto Ibope divulgou, nesta quinta-feira, no Jornal Nacional, a primeira pesquisa referente ao segundo turno das eleições para a Presidência da República. O Presidente Lula lidera com 57% dos votos válidos, enquanto seu adversário, Geraldo Alckmin (PSDB), aparece com 43%.

Nos votos válidos, estão descontados os percentuais de brancos, nulos e indecisos. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi encomendado pela Rede Globo e realizado entre segunda-feira e esta quinta-feira, com 3.010 eleitores em 199 cidades. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o de número 21.883/2006.
Considerando-se os percentuais de brancos, nulos e indecisos, Lula teria 52%, contra 40% do tucano.

Votos brancos e nulos totalizaram 4% e eleitores indecisos, também 4%. No primeiro turno, os candidatos tiveram diferença de 6,6 milhões de votos entre si. Na ocasião, Lula obteve 48,61% dos votos e Alckmin, 41,64%.

Avaliação do governo Lula

Além da intenção de voto para o segundo turno presidencial entre Lula e Geraldo Alckmin (PSDB), a pesquisa avaliou o atual governo pelo eleitorado. O percentual de eleitores que considera o governo bom ou ótimo foi de 45%, o de que acham o governo regular foi de 33% e o percentual de eleitores que consideram o governo péssimo de 20%.

Datafolha

Pesquisa Datafolha publicada ontem indica que a taxa de intenção de voto em Lula oscilou de 50% para 51%. Já Alckmin caiu três pontos, de 43% para 40%, em relação a pesquisa anterior publicada no último dia 6. Considerando apenas os votos válidos, excluindo brancos e nulos, Lula tem 56% contra 44% do ex-governador de São Paulo. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos, para mais ou para menos.

O Datafolha entrevistou 2.868 eleitores em 194 municípios de 25 Estados. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 21.972/2006.

Helena

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração