Pages

segunda-feira, 25 de setembro de 2006

Ministro do Haiti visita usina de biodiesel da Universidade de Brasília

O ministro da Agricultura do Haiti, Joanas Gué, visita hoje (25) a usina de biodiesel da Universidade de Brasília (UnB). Ele estará acompanhado da coordenadora de biocombustíveis do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Edna Carmélio. A exemplo da África, o Haiti é um dos países que tem interesse na experiência brasileira de produção do biodiesel. O ministro do Haiti vem conhecer, em especial, a experiência de produção do combustível pelos agricultores familiares. À tarde, o subsecretário de agricultura familiar do MDA, Adoniram Peraci, apresenta a política brasileira de microcrédito para agricultores familiares à delegação haitiana.

Além do projeto de transferência de tecnologia do biodiesel, o Ministério do Desenvolvimento Agrário estuda desenvolver no Haiti programa de capacitação de técnicos e agricultores familiares locais para o processamento de produtos como frutas, hortaliças, mandioca, apicultura, leite e derivados.

O biodiesel é produzido a partir de vegetais como mamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja, dentre outras. Atualmente, sete usinas de biodiesel operam no Brasil, com capacidade de produzir 91 milhões de litros de biocombustíveis por ano. Mais 15 indústrias estão em fase de regularização pela Agência Nacional de Petróleo e na Secretaria da Receita Federal.

A expectativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário é de que até dezembro de 2007 o Brasil produza 1 bilhão de litros de biodiesel por ano.


Helena

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração