Eu gostaria de pedir ao leitor, para ficar muito atento com as notícias que serão vínculadas na mídia e no horário eleitoral, daqui pra frente, Na comunidade do Orkut, muitos daqueles frequentadores tucanos, vem anunciando que vem ai baixaria pesada dos lados tucanos. Alckmin é um bocó. Mas a gangue que anda com ele não. Tanto é que o Demóstenes Torres do PFL de Goiânia mostra muito bem a quantas anda o desespero para voltar ao poder.
.Central Globo de Comunicação desmente insinuações do programa de Demóstenes e afirma não saber de existência da gravação veiculada
.DM mostra como PFL misturou fita clandestina com reportagem para pegar carona na credibilidade do Fantástico e iludir telespectador
A Central Globo de Comunicação (CGCOM) informou ontem que desconhece as imagens exibidas na propaganda eleitoral do candidato a governador pelo PFL, Demóstenes Torres, na quarta-feira, 30. Anunciando que mostraria “o que o Fantástico não mostrou”, o programa político do pefelista tentou associar a TV Globo a um vídeo clandestino em que o candidato do PSL ao governo, Osvaldo Pereira, aparece dizendo que os governadoriáveis Alcides Rodrigues (PP) e Maguito Vilela (PMDB) se ofereceram para custear sua campanha.(Maguito Vilela(PMDB) ledera pesquisa e ganharia no primeiro turno para governador de GO.
Na tarde de ontem, o Jornal Diário da Manhã, falou por telefone com o repórter Eduardo Faustini, que se passou por empresário para realizar a reportagem que mostra Osvaldo tentando vender o tempo do PSL na TV por R$ 1,3 milhão. A matéria foi levada ao ar pelo Fantástico no domingo, 27. Faustini se recusou a contar detalhes da apuração, alegando que somente com autorização da emissora poderia conceder entrevista.
O repórter, no entanto, excluiu a possibilidade de ser de autoria da Globo o vídeo exibido pelo programa do PFL. “As únicas imagens que fizemos são aquelas em que ele está no sofá”, disse o repórter, referindo-se às cenas usadas na matéria do Fantástico. Segundo Faustini, a emissora não teve acesso a qualquer outro vídeo em que o candidato do PSL apareça.
O DM contatou a Central Globo de Comunicação, que responde oficialmente pela emissora de TV, que confirmou as informações passadas pelo repórter. Por e-mail, a CGCOM declarou que “a equipe de reportagem desconhece esse material”. Também informou que não autorizou o PFL a exibir a reportagem do Fantástico em sua propaganda política. “O partido foi notificado quanto à proibição de tornar a usar imagens da TV Globo em seu programa eleitoral.”
Na segunda-feira, um dia após o escândalo vir à tona com a reportagem do Fantástico, Demóstenes reproduziu trecho da reportagem em sua propaganda noturna. As cenas são imediatamente sucedidas pela fala em off de um locutor cuja voz e entonação são semelhantes à de Cid Moreira, que narra a matéria da Globo. “Veja a que absurdo chegou a corrupção eleitoral em Goiás. A compra do candidato Osvaldo, denunciada pelo Fantástico...”, diz o locutor, que se esforça para imitar a impostação de voz do apresentador global.
Ao lançar mão desse recurso, a propaganda do PFL tenta misturar reportagem e texto publicitário, induzindo o telespectador a acreditar que todo o material provém da TV Globo. A mensagem lida pelo locutor é coberta por cenas da reportagem e da apresentadora Renata Ceribelli, do Fantástico. Ao fim, com a mesma entonação de Cid Moreira, o locutor anuncia: “No próximo programa de Demóstenes governador você vai assistir ao que o Fantástico não mostrou”.
Mais uma vez o programa do PFL induz o telespectador a acreditar que tratam-se de cenas da Globo excluídas da edição da reportagem. No horário eleitoral de quarta-feira, o mesmo locutor abriu a propaganda com a frase “O programa de hoje vai mostrar o que o Fantástico não mostrou”. No entanto, as cenas exibidas não são trechos do material editado pela emissora.
Osvaldo Pereira aparece vestido com roupa idêntica à da reportagem global, mas em cenário diferente. Na matéria, ele aparecia com as mangas da camisa dobradas até o cotovelo. No vídeo clandestino de Demóstenes, o candidato do PSL usa os punhos abotoados na altura do pulso. O posicionamento da câmera também é diferente.
Na gravação do Fantástico, ela está fixa, em frente a um sofá, no qual Osvaldo está sentado. Nas cenas exibidas por Demóstenes, a câmera também se encontra parada, mas ligeiramente tombada para um lado. O candidato do PSL aparece por detrás das grades de uma janela, sentado a uma mesa sobre a qual há um arranjo de flores. O vídeo tampouco tem o selo da Globo no canto direito da tela, usado para caracterizar a exclusividade das imagens.
Você pode ajudar!
Você que mora em Goiânia, não deixe esse traste enganar você, fazer você de bobo. Repasse está notícia por e-mail para todos de sua lista. Lembre-se que Maguito Vilela apóia Lula e em breve Lula estará na cidade de Goiânia para fazer comicio ao lado de Maguito.
Helena
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração