Ausente, o Presidente Lula foi o principal alvo de ataques de todos os presidenciáveis que participaram ontem do primeiro debate entre candidatos, promovido pela Rede Bandeirantes. Em clima morno, em que deixaram de lado rivalidades políticas e até trocaram elogios, os candidatos preocuparam-se mais em aproveitar todas as brechas para criticar o petista pela ausência e pelos resultados do atual governo do que detalhar suas propostas ao eleitor.
A surpresa programática ficou por conta do compromisso assumido por Geraldo Alckmin (PSDB) e Heloísa Helena (PSOL) de extingüir a DRU (Desvinculação de Receitas da União). Hoje, o governo federal pode remanejar até 20% das receitas da União. "Pretendo fazer a reforma tributária e acabar com essas histórias de desvinculação", disse Alckmin. Heloísa adotou o fim da DRU como bandeira. "Em 2007, será extinta."
Políticos presentes no debate, inclusive do PSDB, elogiaram o desempenho de Heloísa Helena.
Alckmin chegou a elogiar a biografia de Heloísa Helena, que elogiou de volta. Ela ainda elogiou Buarque, que fez o impensável e elogiou Bivar!
O risco de enfrentamento só apareceu quando a candidata perguntou a Alckmin sobre isenção do capital financeiro. Mas o tom foi contido -e com ataques a Lula e a FHC. Jamais um ao outro.Com o tempo, foram todos se mesclando num só desânimo, até Heloísa, mas sobretudo Alckmin. Desânimo que se refletia na sonolência do mediador Ricardo Boechat.As coisas só foram mudar com a entrevista pelos jornalistas, mas a audiência já era. Registre-se que antes e durante o programa a Band se apresentou como "referência na realização de debates" -ela, Band, que não fez debate na campanha pela reeleição presidencial em 98.
Helena
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração