Pages

sexta-feira, 18 de agosto de 2006

Alckmin ignora política de juros altos de FH


O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, usou parte de seu tempo de TV no horário eleitoral gratuito ontem à noite para criticar a política econômica do governo Lula.Ele atacou a taxas de juros. "O Brasil de Lula é campeão mundial de juros altos disse o demagogo .

O tucano, no entanto, cometeu um deslize ao criticar o principal adversário. O Brasil já era o campeão mundial dos juros altos no governo Fernando Henrique Cardoso. Em janeiro de 2003, quando Lula tomou posse no Palácio do Planalto, a taxa Selic era de 25% ao ano. Hoje, é de 14,75%.

Em outubro de 1997, no governo Fernando Henrique, o Brasil praticamente dobrou a taxa de juros, como forma de evitar a fuga de capitais. No ano seguinte, o país já ostentava o título de campeão das taxas mais altas do planeta, em torno de 35%. Os índices eram sempre acompanhados por adjetivos como escorchantes ou estratosféricos.

No mês passado, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, fixando-a em 14,75%. Com a medida, o país deixou de ser o país com a maior taxa nominal de juros - à frente estão Turquia e Indonésia. Mas continua no topo quando se considera a taxa real, descontada a inflação. É! seu Alckmin além de corrupto é também mentiroso!


Helena

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração