O Itamaraty confirmou hoje o total de quatro vôos para a retirada de, aproximadamente, 780 brasileiros até o domingo. A Força Aérea Brasileira (FAB) e a empresa aérea TAM se revezarão na tarefa de retirar os brasileiros da zona de conflito. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, viajou à Turquia - de estão saindo os vôos - para garantir o transporte dos cidadãos. O total de pessoas retiradas com a ajuda do governo brasileiro já chegou a 328.
O revezamento dos próximos vôos será feito entre o Boeing-707, da FAB, e aviões da TAM que está fazendo parceria com o governo. Para amanhã, o Itamaraty prevê a chegada de 375 brasileiros, 150 no avião da FAB e os outros 225 pela TAM. Já para quinta-feira está prevista a chegada de 80 pessoas trazidas pela FAB. A TAM só voaria novamente no sábado, transportando outro grupo de 225 passageiros.
Os vôos da TAM partirão de Damasco, capital da Síria. No vôo de amanhã, a empresa bancará todos os custos do transporte, mas no de sábado, ela dividirá as despesas com o governo brasileiro Lula.
Ontem, a diplomacia brasileira intensificou a retirada dos cidadãos que estavam no Vale do Bekaa, no leste do Líbano. Um comboio com seis ônibus transportando um grupo de 305 brasileiros saiu da região em direção à capital síria na mais delicada operação de retirada de brasileiros desde o início dos bombardeios.
Israel deu inicio à operação no Líbano depois de o Hezbollah ter matado três soldados e capturado outros dois na fronteira entre os dois países, em 12 de julho. Pelo menos 391 pessoas perderam suas vidas do lado libanês e 41 no lado israelense.
Helena
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração