O presidente Lula retorna hoje a Brasília Teimosa, bairro pobre de Recife, para seu primeiro comício como candidato. Está sendo calculado que 20 mil pessoas vão recebê-lo com festa e tudo que a nova lei das eleições permite – foguetório, balões, bandeiras, panfletagem e até um grande zepelim e jangadas no mar com o nome do candidato em evidência. Pesquisas de intenção de voto em Pernambuco indicam que Lula leva vantagem sobre Geraldo Alckmin (PSDB), seu maior rival, na proporção de 4 votos contra 1.
O palanque para Lula já está pronto. Fica na Avenida Brasília Formosa, onde no início de seu mandato o presidente se deparou com o inferno das palafitas, habitações suspensas em estacas de madeira mal fincadas no mar. Na ocasião, 10 de janeiro de 2003, o presidente anunciou que acabaria com aquilo. Cumpriu a promessa e está de volta, em Brasília Teimosa.
Quase metade das 576 famílias que viviam nas palafitas foi transferida para o Casarão do Cordeiro, conjunto habitacional . O primeiro lote de 224 apartamentos – dois quartos sala e cozinha, distribuídos em 38,9 metros quadrados – foi entregue em março pelo presidente e pelo prefeito de Recife, João Paulo (PT). Outras 280 unidades estão sendo feitas, um investimento de R$ 6,2 milhões. Brasília Teimosa é muito grata a Lula pelo fim das palafitas e pela avenida embelezada que surgiu à beira-mar. Também o reconhece pelo Bolsa Família, que contempla 40% do bairro.
Na festa de hoje deverá chegar a Lula uma carta com elogios pelas melhorias na orla, mas também com reivindicações, como a instalação de uma escola do Senac.
Brasília, que é Teimosa porque seus moradores têm uma longa tradição de luta pela terra que ocupam, conta hoje com 30 mil habitantes.
A campanha à reeleição de Lula ganhou as ruas ontem, em todo o País, por meio da distribuição de 1 milhão de panfletos promovida por militantes de movimentos sociais.
Helena
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração