Os preços dos alimentos recuaram nos primeiros seis meses do ano, fazendo com que o custo da cesta de compras pesquisada pelo Instituto Fecomércio-RJ — com 39 itens (32 de alimentação, quatro de higiene e três de limpeza) — caísse 4,28% em relação aos últimos seis meses de 2005. É a primeira vez que o consumidor fluminense economiza nas compras feitas de janeiro a junho, desde que o levantamento foi iniciado em 2002.
— O consumidor de classes baixas foi o que mais se beneficiou com essa queda. Ele teve ganho de renda com o aumento do salário-mínimo. Este ano, o clima favoreceu a produção agrícola, aumentando a oferta de alimentos in natura . Segundo a entidade, no primeiro semestre, ficaram mais baratos o quilo da batata (14,17%), o da cenoura (10,83%) e o do tomate (29,67%).
— Em um ano, o dólar caiu cerca de 15%. E, como alguns produtos são cotados no mercado internacional, essa variação traz impactos nos preços — em referência aos preços de artigos como arroz (-3,85%), óleo de soja (-2,56%) e café (-4,91%).
Helena





0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração