Pages

quarta-feira, 28 de junho de 2006

Lula escolhe novo chefe do MP-DF


Leonardo Bandarra é confirmado procurador-geral de Justiça do Distrito Federal. Indicação foi defendida por deputados e pelo ministro Márcio Thomaz Bastos — posse está marcada para o dia 5

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou ontem o promotor Leonardo Bandarra como o novo procurador-geral de Justiça do Distrito Federal, para o biênio 2006 a 2008. Depois de analisar uma lista tríplice que incluía o procurador Eduardo Albuquerque e o promotor Diaulas Ribeiro, Lula optou pelo mais votado na categoria. A posse será realizada no próximo dia 5, quando termina o mandato do atual chefe do Ministério Público local, Rogério Schietti.

Numa eleição interna, Bandarra, que atua na área criminal, ficou em primeiro lugar na preferência da categoria, com 202 votos. Lula assinou o ato de nomeação na tarde de segunda-feira, depois de despachar com o procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, e com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Na reunião, os dois defenderam a indicação de Bandarra e a escolha foi publicada ontem no Diário Oficial da União.

A bancada de deputados distritais também fechou posição em favor da escolha de Bandarra. Outro que defendeu a nomeação foi o deputado Sigmaringa Seixas (PT-DF), vice-líder do governo na Câmara. Mesmo antes da eleição interna, que ocorreu no dia 12 de junho, era dado como certo que o presidente Lula optaria pelo promotor ou procurador que figurasse como o primeiro colocado nas urnas.
Investimento na investigação

Perfil

Durante quatro anos, Bandarra foi presidente da Associação do Ministério Público. Também foi diretor-geral da Escola Superior do MP e chefe de gabinete do procurador-geral de Justiça, entre 2000 e 2002, na gestão de Humberto Ulhôa, hoje desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF). Formado em Direito pelo Ceub, Bandarra é professor de Direito Penal e Prática Forense no Iesb.

Ele passa a ter a prerrogativa de ajuizar ações penais contra secretários e deputados distritais, que têm foro especial do TJDF. Bandarra ficará na função até julho de 2008 e pode concorrer à reeleição.


Helena

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração