O presidente Luiz Inácio Lula da Silva obteve na pesquisa do Ibope divulgada ontem 48% de intenções de voto para a eleição presidencial, ante 19% do tucano Geraldo Alckmin (PSDB) e 6% de Heloísa Helena (P-SOL), 2% de Enéas (Prona) e 1% de Cristovam Buarque (PDT). É o maior índice já registrado pelo petista para intenção de voto no primeiro turno, considerando todos os institutos de pesquisa.
Projetado como o resultado final da eleição, isto daria para o atual presidente 63% dos votos válidos, resultado acima do obtido por qualquer outro presidente em eleições democráticas no país. Apenas 9% dos pesquisados pelo Ibope se declararam indecisos e 13% manifestaram interesse em votar em branco.
Os mais próximos deste número foram o general Eurico Gaspar Dutra (PSD), com 55% dos votos válidos em 1945, e Fernando Henrique Cardoso (PSDB), com 54,3% dos votos válidos em 1994. Na reeleição, o tucano teve um ponto percentual a menos.
Na eleição de 2002, Lula obteve 46% dos votos válidos no primeiro turno. Getúlio Vargas (PTB) conseguiu 49% em 1950, Jânio Quadros (UDN) teve 48% em 1960, Juscelino Kubitschek (PSD), 36% em 1955, e Fernando Collor (PRN), 33% no primeiro turno em 1989.
O índice inédito tem como primeira razão direta o estreitamento do quadro de candidatos, com a retirada das postulações de Anthony Garotinho (PMDB), que oscilava entre 7% e 15% nas pesquisas, e Roberto Freire (PPS), que alcançava entre 1% e 3%. Mostra ainda a dificuldade de Alckmin em captar os votos dos adversários que saíram da disputa, nos dias subseqüentes ao ataque do PCC em São Paulo. Na improvável hipótese de o PMDB lançar a candidatura do senador Pedro Simon (RS), o quadro não se altera de maneira muito significativa.
O Presidente ficaria com 48%, ante 18% de Alckmin, 5% de Heloísa Helena, 2% do pemedebista, 2% de Enéas, 1% para Roberto Freire - que retirou sua pré-candidatura ontem - e menos de 1% para Cristovam Buarque e José Maria Eymael (PSDC). Neste cenário, o presidente ficaria com 62% dos votos válidos. Na simulação de segundo turno, Lula obtém 53% e Geraldo Alckmin, 31%.
O levantamento do Ibope, com 2 mil entrevistas e margem de erro de dois pontos percentuais para baixo ou para cima, mostrou ainda que a aprovação do governo está em alta. Lula conseguiu 38% de avaliação boa ou ótima para seu governo, ante 19% de ruim e péssimo.
Helena
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração