A pré-campanha eleitoral tornou-se um verdadeiro tira-teima entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Tal foi a intensidade da comparação entre as gestões e a troca de acusações entre Lula e FHC nos últimos dias que a candidatura de Geraldo Alckmin tem sido, em alguns momentos, colocada em segundo plano. Mesmo sem disputar nenhum cargo político, FHC, a contragosto dos tucanos, tem vindo a público defender seu governo e atacar a gestão petista. Incomodado com as constantes comparações que Lula tem feito em relação ao seu governo, FHC partiu para o ataque.
No último domingo, o ex-presidente acusou o presidente Lula de “cacarejar com os ovos dos outros” .. Ontem, foi a vez de Lula responder ao tucano. Durante a cerimônia de abertura da 1ª Conferência Nacional de Economia Solidária, o presidente aproveitou a ocasião para mais uma vez criticar o governo de Fernando Henrique. No discurso, o presidente comparou o Brasil de FHC a um avião de brinquedo com as peças desmontadas. “O Brasil, quando nós o pegamos, era assim. Ele era uma coisa um pouco desarranjada, as pessoas achavam que não ia dar certo. Economistas sérios, como o Paul Singer, a Maria da Conceição Tavares, achavam que a gente ia ter muita dificuldade. Alguns achavam até que o Brasil estava quebrado”, atacou o presidente.
Na opinião do presidente, apesar dos problemas, melhorou o país durante os três meses e meio de mandato. “Nós conseguimos arrumar a casa de tal ordem que alguns críticos do passado não sabem explicar como é que a gente resolveu o problema da economia brasileira ao ponto de, no ano passado, devolverUS$ 15,6 bilhões que nós pagávamos ao FMI de juros e que não precisávamos dele. Saldar o Clube de Paris e até pagar as dívidas das moratórias, ainda do tempo do presidente Sarney”, afirmou.
O presidente disse ainda que, ao contrário do que a oposição pregava, cumpriu os compromissos internacionais firmados na gestão anterior. “Quando a gente casa com a viúva a gente tem que herdar os filhos também. A gente não pode querer ficar com a mulher e não ficar com os filhos, ou a mulher com o marido e não com os filhos. Nós temos que casar com o conjunto da alegria e dos problemas também”, comparou. Logo será possível saber quem está levando vantagem nesta briga: se PT ou PSDB. Os institutos Vox Populi e Datafolha divulgam pesquisas nos próximos dias. O Vox Populi, por exemplo, fez pesquisa entre os dias 22 e 24.
Helena
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração