Pages

sexta-feira, 5 de maio de 2006

Grandes redes aderem ao Farmácia Popular


Programa federal que dá 90% de desconto em remédios para hipertensão e diabete é incorporado por drogarias

Pelo menos quatro grandes redes de farmácias de São Paulo já aderiram à expansão do Programa Farmácia Popular do Brasil, do governo federal, que prevê a venda de remédios para diabete e hipertensão com descontos de 90%. A lista de medicamentos disponíveis conta com cerca de 200 apresentações, de oito princípios ativos (veja exemplos no destaque).

De acordo com o Ministério da Saúde, 1.357 drogarias se credenciaram para participar do programa e já oferecem os remédios mais baratos em todo o País. No Estado de São Paulo, são 589 farmácias cadastradas. Boa parte delas pertence à Drogaria São Paulo, que credenciou 160 unidades.

Outra rede participante do programa é a Droga Raia, com 102 lojas que oferecem quase 90 medicamentos da lista do programa. Segundo a empresa, os clientes que apresentarem a carteirinha de fidelidade do grupo também ganharão descontos de até 30% no restante do valor do remédio.

Também estão cadastradas no Farmácia Popular a Drogasil e o Drogão, que aguarda apenas a visita de servidores da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para colocar os produtos com desconto nas prateleiras.

Para comprar os medicamentos na rede privada basta apresentar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e uma receita médica, que tem validade de 180 dias. Nas lojas credenciadas, identificadas com faixas e cartazes do programa, o atendente fará uma consulta rápida do item procurado para, em seguida, aprovar a compra com o desconto de 90%.

Na prática, o consumidor paga apenas 10% do valor e o governo arca com o restante. Com esse desconto, o preço de um medicamento como o Atenobal de 25 mg cai de R$ 7,34 para R$ 0,73.

Segundo estimativas do Ministério da Saúde, 16,8 milhões de brasileiros sofrem de hipertensão e outros 5 milhões têm diabete. Com a ampliação do programa, estima-se que 11,5 milhões de pessoas estão sendo beneficiadas.

Para participar do programa, as farmácias devem cumprir uma série de exigências, como ter autorização de funcionamento, não ter dívidas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e oferecer um sistema informatizado para o lançamento das compras.

UNIDADES PRÓPRIAS

Além da parceria com as redes privadas, o Programa Farmácia Popular também tem unidades próprias espalhadas pelo Brasil. Hoje, há mais de 130 postos mantidos em parceria entre o governo e os municípios. A relação completa está no site www.saude.gov.br/aquitemfarmaciapopular. A consulta também pode ser feita pelo telefone 0800-61-1997.

Nessas farmácias, os consumidores encontram cerca de 90 medicamentos com desconto de até 90%. Para adquirir os produtos, basta apresentar uma receita médica recente, assinada por médicos de hospitais públicos, privados ou de convênios médicos.

Helena.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração