A pesquisa Datafolha realizada nos últimos dias 6 e 7 revela que a vantagem que o pré-candidato Geraldo Alckmin (PSDB) tem sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Estado de São Paulo --principal base eleitoral do tucano-- diminuiu 10 pontos percentuais de março para abril.
Na pesquisa anterior do instituto, feita nos dias 16 e 17 de março, Alckmin tinha 16 pontos de diferença sobre o presidente no Estado (48% contra 32%). No levantamento da semana passada, essa distância caiu para seis pontos: a taxa de intenção de voto em Alckmin recuou para 41%, enquanto a preferência por Lula atingiu 35%.
A maior perda de Alckmin ocorreu no interior paulista, onde o tucano caiu de 50% para 41%, enquanto Lula subiu de 27% para 36%. Na região metropolitana,a queda do tucano foi mais acentuada (Alckmin passou de 46% para 42%.
O tucano perdeu sete pontos em seu Estado, contra cinco na região Sudeste (caiu de 32% para 27%) e três no país (passou de 23% para 20%).
Dos eleitores que acreditam na existência de casos de irregularidades na administração de Lula, 34% pretendem votar em Lula, contra 23% que preferem Alckmin.
21% dos eleitores que acreditam que Lula tem muita responsabilidade nas irregularidades mas ainda assim afirmam que votarão no presidente em outubro, assim como 40% dos que acham que o presidente tem um pouco de responsabilidade nesses fatos.
O diretor-geral do Datafolha observa que esse fenômeno não é novo: "Já vimos essa história antes em São Paulo. Muita gente votava em Lula para presidente e em Maluf para governador. Agora isso vem se repetindo com Serra. Isso prova que o eleitor separa a pessoa do Lula do partido".
Essa pesquisa de intenção de votos é apenas para o Estado de São Paulo, a mesma que a dias atrás mostrava Alckmin lederando. A pesquisa mostra que agora Lula ganha em todo Brasil
Helena
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração