Site com lista de Furnas tem link com blog de simpatizantes do PT
Por Sérgio Gobetti
Brasília, 02 (AE) - O site da internet que hospedava a "lista de Furnas", contendo o nome dos políticos do PSDB que supostamente teriam recebido dinheiro de caixa 2 na campanha eleitoral de 2002, mantém link com um blog de simpatizantes do PT, denominado "Os Amigos do Presidente Lula". A oposição suspeita de que a divulgação de tal lista, cuja autenticidade ainda não foi confirmada pela Polícia Federal, tenha sido orquestrada pelos petistas pata tentar abafar as investigações das CPIs do Congresso.
O blog é supostamente comandado por Helena Sthephanowitz, uma petista desconhecida, que usa a internet para propagar denúncias de todos os tipos contra os tucanos. Além da lista de doações ilegais para a campanha do PSDB, os petistas também veiculam histórias contra o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e seu adversário interno pela vaga de candidato à presidência, o prefeito José Serra.
Já o site www.pontoflash.com.br, que foi o primeiro a disseminar pela internet a lista, saiu hoje do ar, no final da tarde. A lista, entretanto, continua disponível na página http://caixadoistucanodefurnas.blogspot.com. Um dos nomes que aparece como responsáveis pela publicidade da lista é o do mineiro Luiz Fernando Carceroni, gerente de fiscalização da Secretaria Municipal de Gestão Regional Centro-Sul, da Prefeitura de Belo Horizonte. Contatado hoje pelo Grupo Estado, Carceroni diz que recebeu originalmente uma cópia da lista do deputado estadual Rogério Corrêa (PT-MG). O parlamentar também esteve em Brasília com o lobbista Newton Monteiro, que denunciou o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) de ter inaugurado o "valerioduto" em 1998 em Minas Gerais.
Fonte: Agência Estado
02/02/06 às 17:19Parlamentares defendem apuração sobre lista de Furnas
Presidente da CPI dos Correios enviará um ofício pedindo mais informações sobre investigação da PF do esquema montado por Dimas Toledo
BRASÍLIA/SÃO PAULO - Deputados e senadores defenderam apuração sobre a suposta lista com nomes de integrantes da base aliada do governo Fernando Henrique Cardoso que teriam recebido recursos por meio de um esquema montado pelo ex-diretor de Furnas Dimas Fabiano Toledo. O PSDB pensa em recorrer à Justiça.
O presidente da CPI dos Correios, senador Delcidio Amaral (PT-MS), afirmou que vai enviar à Polícia Federal um ofício, fruto de um requerimento aprovado na CPI, solicitando mais informações sobre a investigação que a PF está fazendo sobre a relação.
"Precisamos saber o que a PF diz sobre essa lista. Precisamos ver se ela tem equilíbrio, ver se tem procedência", disse nesta quinta-feira.
A lista, divulgada na quarta-feira, traz o nome de 156 políticos, especialmente do PSDB e do PFL que teriam sido beneficiados pelo esquema em 2002. Eles teriam recebido dinheiro sem contabilização na Justiça, o chamado caixa dois.
O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) declarou que considera a investigação do documento inevitável, principalmente após as declarações do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) que atribuíram alguma credibilidade ao documento.
"Temos de investigar para saber o que é verdadeiro", defendeu. "Acredito que há excessos." Jefferson consta da lista e admitiu à Polícia Federal ter recebido 75 mil reais de Dimas Toledo.
SERRA E ALCKMIN
Em São Paulo, o prefeito José Serra e o governador Geraldo Alckmin, ambos do PSDB e citados na relação, voltaram a duvidar da autenticidade da lista.
"É uma verdadeira palhaçada", disse Serra, ao comparar a relação de Furnas com o dossiê Cayman -documentos divulgados em 1998 que envolviam tucanos e que a PF concluiu ser fraudulento. Serra classificou a lista ainda de "instrumento vagabundo e maldoso".
Alckmin disse que estuda ir à Justiça. "Isso não tem a menor procedência. Falsificação grosseira. Isso tem que tratar na Justiça. Na polícia. Já determinei que se verifique qual a medida judicial que pode ser tomada."
O senador José Jorge (PFL-PE) afirma que a lista é uma estratégia do governo para esconder as investigações sobre o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza e sobre o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, acusados pela articulação do mensalão.
"Tudo leva a crer que é uma lista fantasiosa. É difícil crer que saiu dinheiro para gente de oposição e não saiu para gente do PT", afirmou o senador. "Não vamos dar a importância (à lista) que o governo quer que tenha."
A senadora Ideli Salvati (PT-SC) acredita que o documento deve ser objeto das discussões da CPI na próxima terça-feira.
"A investigação deve ser feita com cuidado. Mas o caixa dois é uma questão que está colocada de forma inequívoca no Brasil há muito tempo", concluiu.
DIMAS E DUDA
Na reunião da semana que vem, segundo Ideli, serão debatidos requerimentos que propõem a convocação de Dimas e do publicitário Duda Mendonça, que teria recebido recursos do caixa dois do PT por meio de uma conta em um paraíso fiscal.
Havia a expectativa de que esses requerimentos fossem apreciados na sessão desta quinta. Mas, segundo Delcidio, o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), relator da CPI, que se encontra em viagem a Nova York, pediu-lhe para deixar a votação de requerimentos polêmicos para a próxima semana.
Sem contar que o nosso blog Amigos do Presidente Lula, foi tema de debate na comissão de ética da camara, motivo? a lista de Furnas em que aparece o nome dos politicos do PSDB, PFL...etc...





0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração