O Brasil formalizou ontem o apoio ao ingresso da Rússia na Organização Mundial do Comércio (OMC). O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, e o do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Furlan, assinaram o protocolo bilateral que será encaminhado ao diretor-geral da entidade.
A Rússia ainda não conseguiu coletar as assinaturas necessárias para ser admitida na OMC. Falta, entre outros, o apoio oficial, em negociação, do parceiro mais importante, os Estados Unidos. O ministro do Comércio da Rússia, German Gref, assinou o protocolo bilateral com o Brasil num encontro com Furlan. Nesse momento, Amorim participava, em outro hotel, de uma miniconferência ministerial de comércio com representantes dos principais negociadores da Rodada Doha.
Documentos anexos ao protocolo estabelecem que o comércio entre Brasil e Rússia deverá passar de aproximadamente US$ 3 bilhões anuais para cerca de US$ 10 bilhões em 2010. O acordo inclui propósitos de cooperação nas áreas aeroespacial, energética e científica. Em relação ao comércio de carnes, o governo russo se comprometeu a reexaminar a situação brasileira em 2010.A Rússia é uma grande compradora de carne brasileira.
Helena
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração