Pages

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

William Waack: "É preto. É coisa de preto"



Um vídeo que circula na internet com o jornalista William Waack, da TV Globo, está causando revolta e polêmica. Sem saber que está sendo gravado, durante um quadro do Jornal da Globo, telejornal diário do qual Waack é âncora, ele critica um motorista que buzina perto do estúdio de gravação.

Waack aparece no vídeo antes de uma entrevista  realizada durante a eleição americana em 2016 com Paulo Sotero, diretor do Brazil Institute, do Wilson Center, num estúdio em frente à Casa Branca, nos EUA.

"Tá buzinando por que, seu merda do cacete? Não vou nem falar, eu sei o que é que é", diz Waack, que se vira para seu entrevistado e sussurra: "É preto. É coisa de preto". O entrevistado não ouve e Waack, então, repete de forma mais audível: "É preto", e ri.



Mais casos

Em setembro, o apresentador do "Jornal da Band", Boris Casoy, indenizou o gari José Domingos de Melo, que o processou em 2010 por se sentir ofendido após um comentário do jornalista.

Melo apareceu em uma vinheta desejando "feliz Natal", mas uma falha técnica levou ao ar o áudio de Boris dizendo: "Que merda, dois lixeiros desejando felicidades do alto das suas vassouras. O mais baixo na escala do trabalho".

Em 2005, o apresentador do "Jornal Nacional", William Bonner, disse que o telespectador médio do telejornal lembra Homer Simpson, pai folgado e bonachão do desenho "Os Simpsons". A comparação foi ouvida por nove professores universitários que visitavam os estúdios da Globo.

Bonner se desculpou afirmando que usou o exemplo do personagem Homer, "pois ele representa um pai de família, um trabalhador conservador, sem curso superior, que após uma jornada de trabalho, quer ter acesso às notícias mais relevantes do dia de forma clara e objetiva".

Em 1998, durante a exibição de uma reportagem sobre o Ballet Kirov no programa "Fantástico", Pedro Bial, então apresentador do programa, deixou escapar um "isso é coisa de veado"..

Afastado

Agora a  noite, a Rede Globo divulgou um comunicado confirmado que afastaria Waack do jornal da Globo até que a situação fosse completamente esclarecida.

"A Globo é visceralmente contra o racismo em todas as suas formas e manifestações. Nenhuma circunstância pode servir de atenuante. Diante disso, a Globo está afastando o apresentador William Waack de suas funções em decorrência do vídeo que passou hoje a circular na internet, até que a situação esteja esclarecida"

Uma pergunta

Será que Waack foi afastado pelo autor  do livro,  “Não somos racistas”?

1 Comentários:

Eduardo Martinez disse...

Um jornalista de programa em seu habitat natural, o puteiro global, fazendo coisas típicas da sua espécie.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração