Pages

segunda-feira, 10 de junho de 2013

FHC tem 13 títulos Doutor Honoris. Lula tem 55 e lidera lista de homenagens a presidentes


Fernando Henrique Cardoso tem outras 13 honrarias, entre ordens e premiações acadêmicas.Lula tem 55

Com 11 títulos de Doutor Honoris causa recebidos em menos de um mês, Lula chega a 25 e supera os antecessores

 Luiz Inácio Lula da Silva é ex-presidente há 29 meses e desde então recebeu 55 prêmios e honrarias - média de quase duas por mês. Títulos de doutor Honoris causa já foram entregues 24, número que supera o que todos os demais ex-presidentes vivos receberam depois de deixar o cargo. Na soma, só não entrou o atual senador Fernando Collor (PTB-AL), sem nenhum.

Como a conta inclui apenas ex-presidente vivos, ficou de fora da lista Itamar Franco, que governou entre 1992 e 1994.

Lula deu um "grande salto" nessa lista, com oito títulos recebidos em maio, de universidades argentinas, e outras três na semana passada - uma no Peru e duas no Equador. Do total desse tipo de homenagem, 13 são de instituições internacionais, como o Instituto de Estudos Políticos de Paris Sciences Po.

Se a contagem considerasse o tempo anterior à saída da Presidência, FHC seria o líder das titulações. Entre 1970 e 2002, o sociólogo e professor acadêmico recebeu 20 títulos de doutor Honoris causa, um deles de uma universidade brasileira, a Cândido Mendes, do Rio de Janeiro. Na condição de ex-presidente, ele recebeu outros nove. 

 No Brasil, a Universidade Federal de Viçosa abriu a série, seguida depois de cinco instituições do Rio de Janeiro, três de Pernambuco, em seguida Bahia e Ceará. "Mais do que um reconhecimento pessoal, é uma homenagem ao povo brasileiro", costuma dizer Lula no agradecimento, em solenidades de entrega.

Tradicionalmente, o título de doutor Honoris causa é atribuído a acadêmicos, mas em tempos recentes passou a ser oferecido também a personalidades que se destacam em atividades políticas, sociais e diplomáticas. Os nove títulos de FHC são todos de instituições estrangeiras, Entre os países que o homenagearam estão Estados Unidos, Itália, Alemanha e Israel. O mais recente por ele recebido foi o do Instituto Universitário de Lisboa, em Lisboa, em 2002.

Já o senador José Sarney recebeu três, sendo um da Universidade Estadual do Maranhão e dois de universidades romenas.

'Era ideológica'. Para o professor de Teoria Política da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Milton Lahuerta, as titulações a mais do petista refletem o momento do Brasil a partir dos anos 2000, quando o País passou a ter mais destaque nos cenários político e econômico, contexto diferente dos outros líderes. "(A entrega de títulos) é um gesto protocolar e diplomático, mas acima de tudo a demarcação de uma era ideológica. Está se reconhecendo outro tipo de líder", avalia.

Mesmo somados outros tipos de homenagens e premiações, o hoje senador Fernando Collor fica na lanterna quando comparado aos demais ex-presidentes. A assessoria não forneceu informações precisas e somente destacou o título de cidadão paraibano, que lhe foi atribuído em 2007.

Além desse, há o de cidadão honorário de Quebrângulo (AL) e três comendas entregues por prefeituras do interior de Alagoas, reduto eleitoral do senador, que renunciou à Presidência em 1992. Em 2009, um deputado paranaense sugeriu a homenagem, mas retirou o projeto antes que a tramitação avançasse na Assembleia daquele Estado.

Na soma geral de homenagens, Lula está na frente. Além dos 24 Honoris causa, ele tem cinco títulos de cidadania e 26 ordens de mérito e prêmios dados por organizações nacionais e internacionais, algumas diretamente ligadas a causas sociais.

O ex-presidente e atual senador pelo PMDB José Sarney fica acompanha de perto o petista, com 41 honrarias ao todo - 38 resultados de prêmios e homenagens, a maioria ordens de mérito e outras por sua trajetória como escritor.

Na sua coleção, Fernando Henrique Cardoso tem outras 13 honrarias, entre ordens e premiações acadêmicas. A conta dos títulos de Lula foi feita pelo jornal O Estado de São Paulo

6 Comentários:

Anônimo disse...

Se a contagem foi feita pelo próprio PIG, o partido mais representativo da oposição de direita, não há como esta contestar. E o que há que destacar é a diferença da qualidade e dos méritos atribuídos as honrarias e titulos recebidos pelos ex-presidente. Aí nosso Eterno Presidente Lula ganha disparado. Não foram concedidos a ele em reribuição por favores prestados a paticulares ou países, como a entrega de nosso patrimonio ou a concessão de benesses, mas por sua grandiosa obra de resgate da dignidade de um povo, do bem estar de milhões e de uma politica internacional de solidariedade a cidadãos de diversas partes do mundo, com ajuda material e com o exemplo de suas politicas compensatórias.

Anônimo disse...

Orgulho de ser nordestina .

Unknown disse...

Seria bom levantar quantos títulos o PILANTRA DE FARDÃO(FHC) recebeu à época de sua primeira candidatura. Os gringos nos enfiaram goela a baixo o vigoroso Collor, o PILANTRA DE FARDÃO(FHC), que não dispunha do vigor COLLORIDO, nos foi enfiado goela a baixo com títulos e condecorações por méritos que ele nunca teve, ficando conhecido na minha casa como o ZÉ DAS MEDALHAS que viria à ser mais tarde, em função do livro que plagiou e lhe rendeu uma cadeira na ABL, como o PILANTRA DE FARDÃO(FHC).

Reabilitação Oral - Adeliani Almeida Campos disse...

Concordo! Lula ganha também em qualidade e significância.

Unknown disse...

Esqueci ainda de comentar na penúltima postagem da queda brutal na desigualdade social de 2002 para cá, qualquer dado oficial do Gini ou microdados do Pnad/ibge, mostram com clareza isso.

Unknown disse...

Concordo. E isso nos orgulha e assusta os golpistas que compram graduações universitárias na base do CtrlC/ CtrV

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração