Pages

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

No aniversário de Nova Iguaçu, prefeito dá 102% de aumento como presente... mas para seu próprio salário

No aniversário da cidade de Nova Iguaçu (RJ) os cidadãos tiveram que dar de presente para o prefeito um aumento salarial de 102%. Os demais servidores do município, como professores, enfermeiros, médicos, garis, ficaram de fora, sem aumento.

Esse abuso de poder se agrava porque o prefeito empossado, o "polêmico" Nelson Bornier (PMDB), velho conhecido do Ministério Público (*), alega ter recebido a prefeitura com uma situação financeira difícil (segundo ele) da antecessora Sheila Gama (PDT).

Bornier tomou posse começando mal. Resolveu fazer uma palhaçada. Sem plano de governo, colocou um cartaz em frente ao prédio da prefeitura dizendo que a prefeitura ficaria "fechada por tempo indeterminado", para fazer um "balanço das contas e contratos do município".

Um contra-senso em plena era da transparência e da lei de acesso à informação, pois quanto mais abertas as portas da prefeitura, mais a população pode fazer controle social sobre as contas e contratos. Além disso A população que necessita ser atendida nos balcões da prefeitura dava de cara com a porta fechada.

A atitude de "fechar a prefeitura", além de pirotécnica, levanta suspeitas. Afinal por que um prefeito quer renegociar contratos públicos a portas fechadas, longe dos olhos do povo? Talvez no escurinho da prefeitura fechada, tenha sido articulado esse aumento de 102% e sabe-se lá mais o quê.

Parece que a ideia era o aumento passar sem grande alarde.  A Câmara de Vereadores fez uma sessão extraordinária na noite de segunda-feira para aprovar o "urgentíssimo" aumento, na véspera do aniversário da cidade. As festividades e o feriado municipal cuidaria de abafar.

O problema é que virou a principal notícia da cidade, chegando ao telejornal RJTV da TV Globo e aos jornais populares vendidos em bancas.

Questionado pelo telejornal, Bornier disse que acha o salário "justo" e "digno" para quem quer trabalhar.. e blá, blá, blá. Se deu mal. A população ficou revoltada. Afinal o reajuste anual dos salários dos trabalhadores são muito menor do que isso, ficando entre 5% a 9%, na maioria dos casos.

(*) Só no STF, Nelson Bornier responde aos inquéritos:
Inq/3558 DIREITO PENAL | Crimes contra o Patrimônio | Outras fraudes
Inq/2932 DIREITO PENAL | Crimes Previstos na Legislação Extravagante | Crimes da Lei de licitações
Inq/2865 DIREITO PROCESSUAL PENAL | Investigação Penal
Inq/2655 DIREITO PENAL | Crimes Previstos na Legislação Extravagante | Crimes de Responsabilidade
Inq/2218 DIREITO PENAL | Crimes Previstos na Legislação Extravagante | Crimes de Tráfico Ilícito e Uso Indevido de Drogas | Associação para a Produção e Tráfico e Condutas Afins
Inq/2177 DIREITO ADMINISTRATIVO E OUTRAS MATÉRIAS DE DIREITO PÚBLICO | Licitações
Inq/2168 DIREITO ADMINISTRATIVO E OUTRAS MATÉRIAS DE DIREITO PÚBLICO | Licitações

3 Comentários:

Yacov disse...

Agora, imagina quantos não come na mão do Prefeito. Vc acha que ele vai ser condenado por alguma coisa??? O mesmo ocorre com o PSDB de SP. Ninguém é condenado aqui há 20 anos porque??? Ora, porque TODOS, literalmente, todos, desde a PM até o TJ-SP, estão na folha de pagamento da TUCANALHA. E querem colar essa pecha no PT, que é o partido menos corrupto do BRASIL, segundo ranking do Congresso Nacional e do STF. PSDB, DEM e PMDB são os mais fichas sujas. NO PASSARÁN!! VIVA GENOÍNO!! VIVA ZÈ DIRCEU!! VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A LEGALIDADE!! VIVA LULA!! VIVA DILMA!! VIVA O PT!! VIVA O BRASIL!! ABAIXO A DITADURA DO STF E MÍDIA LACAIOS & SEUS ASSECLAS!! CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ!! LEI DE MÍDIAS, JÁ!! "O BRASIL PARA TODOS não passa na gLOBo - O que passa na gloBO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"

Geraldo Galvão Filho disse...

O povo de Nova Iguaçu não pode reclamar. Não foram eles mesmo que elegeram um candidato acusado até de trafico de drogas?

Anônimo disse...

Ele fechou a prefeitura afim de tirar ferias. A cidade ficou mais abandonada e sem recolhimento de lixo por mais de 10 dias.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração