Pages

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Efeito Privataria Tucana: PSDB mente e 'acusa' Itamar pela venda da Vale

O PSDB mentiu até para sua própria "militância", e acusou o ex-presidente Itamar Franco pela privataria da Vale.

Itamar Franco deve esta sacudindo no túmulo, pois ele se opôs a esta privataria, com declarações públicas da época. Itamar é responsável pela privatização da CSN, mas não da Vale.

A mentira se deu em texto do Instituto Teotônio Vilela (órgão de formação política do PSDB), para orientar a "militância" tucana a reagir ao livro "A Privataria Tucana".

Mas o texto é um desastre em mentiras e falsificações históricas, onde passa a impressão de que FHC tem vergonha de ter privatizado a Vale, e tenta jogar na conta de Itamar.


http://www.itv.org.br/arquivos/upload/Brasil%20Real_90_privatizacao.pdf

Observe a picaretagem do texto.

Nem o fato de citar o venda da Vale em 1997 (quando FHC já era presidente) atenua, pois joga a privatização da mineradora numa inventada "primeira fase" da qual a Vale faria parte no mesmo lote da CSN.

No texto envergonhado para enganar tucanos desavisados, FHC só entra na privataria das Teles.

O leitor tucano teimoso deste texto poderia perguntar: Ahhh... mas então o governo Itamar já havia planejado a privataria da Vale, e apenas foi concluída no governo do FHC? Também não é verdade.

Só em junho de 1995, no governo FHC, a mineradora foi incluída na lista da privataria, conforme prova o decreto abaixo, assinado por FHC e Serra:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D1510.htm

Há muitas outras mentiras e picaretagens no texto. Como elogiar os altos lucros da Vale privatizada. Ora, isso só reforça a idéia de que fomos roubados três vezes: a primeira quando era estatal com gestão demo-tucana e a roubalheira não deixava dar grandes lucros (ou dava prejuízos, no caso da CSN); a segunda quando transferiu o patrimônio para tubarões privados a preço de banana; e a terceira é a prova de que os lucros atuais que estão indo para mãos privadas poderiam estar indo para o povo brasileiro e financiando o desenvolvimento e geração de empregos aqui, se colocassem na empresa uma gestão comprometida com o Brasil, como há na Petrobrás.

Além das muitas outras mentiras e picaretagens, o texto ainda peca por querer fazer cortina de fumaça com um debate ideológico sobre privatizações, sem dar nenhuma satisfação sobre as propinas nas privatizações denunciadas em 2002 até na revista Veja, nem dar nenhuma explicação sobre os negócios em paraísos fiscais em torno dos amigos e familiares de José Serra, tratados no livro "A Privataria Tucana".

O texto escolhe apenas defender e reforçar o neoliberalismo tucano das privatizações. E mesmo nesta escolha, mente de forma deslavada.

5 Comentários:

Emanuel Augusto / Belém - Pará disse...

Só que eles se "esqueceram" de um pequeno detalhe, o livro não é contra ou a favor das privatizações, e sim relata o quanto membros do PSDB ou ligados ao partido, ganharam nas privatizações e os "caminhos" para que esses ganhos fossem legalizados. Somente isso.

Anônimo disse...

Coisa de quadrilha, quando são pegos acusa-se o morto, enquanto são investigados acusa-se o presos, e assim por diante.

mais+forte disse...

A que ponto chega a covardia de uma "casta" que nao tem mais o que perder( O brio nunca existiu), jogam na fogueira um parceiro que não tem como se defender esta é a corja do PIG!

Julio Cezar Cruzeta disse...

Contra fatos não há argumentos, rsss
.
FHC, que é presidente de honra do PSDB, explica:
.
http://www.youtube.com/watch?v=nhTIRTgXlbM
.
O resto é "trololó" das tucanetes, rss

Teresa Barbosa disse...

Vai ver que esse documento foi mais um que FHC assinou sem ler, ou então, como FHC quer que o povo esqueça o que ele escreveu, ele quer esquercer o que assinou.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração