Pages

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Ancestrais do BBB: Saló ou os 120 dias de Gomorra (e o Marquês de Sade)

Em 1975 o provocador diretor italiano Pier Paolo Passolini fez um filme perturbador, daqueles que provoca a ira de muitos que o assiste (ou começam a assistir, pois muita gente não vai até o fim): "Saló ou os 120 dias de Gomorra".

A obra é uma livre adaptação de histórias de outro provocador tido como maldito: o Marquês de Sade (“Círculo de Manias”, “Círculo da Merda” e “Círculo do Sangue”).

O filme tem incríveis coincidências com o formato do programa Big Brother Brasil, da TV Globo.

No filme, cuja história se passa no fim da II Guerra Mundial, quatro nazi-fascistas recrutam 16 jovens, modelos de beleza humana, e os confinam em uma mansão.

Alguém notou alguma semelhança com o BBB? O programa da Globo também recruta 16 jovens (quase todos "sarados"), e também os confina em uma casa.

No filme, os jovens servem para saciar as piores depravações sexuais de seus raptores: orgias, sadomasoquismo, coprofilia, degradação humana, torturas, violências.

O BBB pega mais leve do que o filme. Mas permite traçar um paralelo, guardando as devidas proporções, tais como as provas e vexames a que os participantes ficam submetidos, incluindo resistência a segurar necessidades fisiológicas, teste dos limites da tentação, com um ambiente todo preparado para ocorrência de orgias, mas cercado por câmeras; as provas dos limites de comportamento após porres com bebidas alcoólicas e outras coisas mais.

Não faço a menor ideia se Boninho, Bial, os Marinho e os executivos dos patrocinadores do programa são fãs do filme "Saló", nem se o livro do Marquês de Sade fica na cabeceira deles. Mas sobram evidências de que há no BBB inspiração no filme "Saló ou os 120 dias de Gomorra", repleto de sadomasoquismo.

Isso só reforça o que já dissemos aqui: o formato do programa é uma orgia romantizada, bem comportada para se adequar à TV aberta.

Leia também: Devassa, Fiat, Omo, Antarctica, Niely: Quem financia a baixaria, é contra a cidadania.

Assine a petição para tirar o BBB12 do ar e investigar a Rede Globo, dirigida ao Ministério Público:

http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N19260

5 Comentários:

Berduéga disse...

Sou completamente crítico ao PIG, mas depois de ver essa matéria, que como outras quer demonizar os que gostam de reality show, fico pensando o que poderia ser pior.

Não precisa cuidar da vida dos amantes de reality, nós não precisamos da sua opinião e se tudo correr bem teremos Big Brother Brasil até 2030.

Será sempre produzido pela Rede Globo, pois para um julgamento de nível é preciso dizer que esta emissora produz o melhor realty do mundo.

Qualquer indivíduo com sanidade mental não fica menos culto ou alienado por assistir Big Brother, afirmar isso seria uma análise mediana.

Viva o Big Brother Brasil

Zé Augusto disse...

Berduéga
Quem demoniza o programa é a produção dele, ao não estabelecer limites aceitáveis em nome da ganância por audiência e dinheiro.

Pedro disse...

Berduega, vc é mais um "paspalho" a serviço da rede globo, e ainda vem dizer que é critico do PIG.

Anônimo disse...

Azuir Disse:

O Pior mesmo foi quando no Governo FHC, após fazerem as Privatizações com auxílio da Mídia, a mostrar que todo Brasileiro ia ser reconhecido como do Primeiro Mundo, e a Dívida que veio da Ditadura em 100 Bilhões, chegou a 200 Bilhões de Dolares.
O Pior passou e hoje o Brasil é admirado e respeitado em todo o Mundo.
Hoje é o momento melhor e o FMI indica ao Mundo para imitarem o Brasil.

Hoje o Brasil é respeitado porque tem gente que entende de Economia e o Pig não consegue mais confundir.

http://www.youtube.com/watch?v=Ig9pE6qwzxw&feature=player_embedded

Abração Amigo para todos.

Paulo Oliveira disse...

Parece-me que o "Berduega" não assistiu ao filme, talvez por que dedica muito do seu tempo assistindo ao BBBosta - o que também tem no filme - e, por isso, sai em defesa daquela verdadeira babaquisse...

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração