Pages

domingo, 18 de dezembro de 2011

Popularidade de Dilma sobe e audiência da Globo cai

Por que será, hein?

A TV Globo bate no governo o tempo todo e a popularidade da Presidenta sobe (conforme pesquisa do CNI/Ibope divulgada na semana). Enquanto isso a audiência da TV Globo cai.

O fenômeno vem desde a época do governo do presidente Lula.

O resultado é efeito das trambicagens explícitas que o Jornal Nacional leva ao ar, como a bolinha de papel, e agora, a ocultação no Jornal Nacional da roubalheira tucana denunciada no livro "A Privataria Tucana".

O telejornal passou o ano criando um padrão de cobrança que beira o clima macartista nos EUA nos anos 50, apontando o dedo e pré-condenando qualquer um que se atreva a apoiar o governo Dilma, deturpando as denúncias.

Agora a TV Globo esquece tudo o que disse e escreveu neste ano e não exige nem sequer explicações para os amigos e parentes de José Serra sobre movimentações em empresas off-shore em paraísos fiscais, movimentações milionárias em contas usadas para lavagem de dinheiro, sociedade da filha de Serra com a irmã de Daniel Dantas, presa na operação Satiagraha, contratação de empresa de arapongagem pelo então governador José Serra, etc, etc, etc.

Um colunista do jornalão da emissora (Merval Pereira) desmente FHC reconhecendo que os documentos do livro são oficiais (já abandonando a tese de dossiê Cayman, que não colou), mas acha "normal" a dinheirama de origem suspeita de funcionários do governo tucano, políticos e parentes de José Serra, que comandaram a privataria, transitarem por contas usadas para lavagem de dinheiro. O colunista só faltou dizer que não há no livro um recibo assinado pelos amigos e parentes de José Serra declarando terem recebido propinas. É a mesma estratégia de defesa dos advogados de Paulo Maluf que, quando pego com a boca na botija com contas milionárias em paraísos fiscais, nega tudo na maior cara-de-pau.

Não dá mais para tampar o sol com a peneira. A TV Record noticiou, a TV Bandeirantes noticiou, o assunto foi tema de discursos do líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT/PE), e de protestos do senador serrista Aloysio Nunes (PSDB/SP). Na internet é o assunto político do momento, a editora do livro não consegue atender os pedidos, tamanha a procura. Um pedido de CPI já reuniu mais do que as 171 assinaturas necessárias. FHC, sem saída, já fez um apelo dramático para o PSDB o defender na roubalheira em seu governo, e o presidente do PSDB emitiu nota oficial, quebrando a estratégia de abafar com o silêncio. Tudo isso é notícia obrigatória e quentíssima, que a TV Globo sonega do telespectador.

O preço da perda da credibilidade jornalística, num primeiro momento, foi o telespectador receber com desconfiança denúncias vindas do Jornal Nacional contra gente do governo, pois já percebeu que a Globo tem um "caso de amor" com os demo-tucanos. Em um segundo momento é a perda da audiência. Pior para a Globo, que afunda junto com o tucanato.

11 Comentários:

Anônimo disse...

Não é mera coincidência, são fatos, atitudes, documentos. A Globo atua quase como partido político. A globo oferece notícias e pouca informação. E os Governos Lula e Dilma atendem parte das demandas da maioria dos cidadãos. O Resultado é este mesmo.

Anônimo disse...

A GLOBO OU PIG-RIO não sabe o que fazer com Ali K., porque o estrago já foi feito, qualquer mudança está mostrando que não vai melhor a audiência ou a credibilidade. Eugênio.

José Stefanini disse...

É tudo conversa a alta aprovação de Dilma propagada pela mídia (CNI/Ibope neste caso).
É um artifício usado para convencer o governo de que a “faxina” vai aumentando sua popularidade. Esse nível de aprovação dos institutos de pesquisa inclui a avaliação “regular”, enquanto que a de Lula incluía só "bom" e "ótimo".
A aprovação de Dilma é de 56% (bom e ótimo), muito, muito menor que a de Lula quando deixou o governo.
Ora, Dilma herdou, ganhou de mão-beijada o governo com níveis altos de aprovação popular, com cerca de 80%/83% apenas de ótimo/bom e conseguiu em tão pouco tempo despencá-lo para 51% (agora, segundo o Ibope, subiu para 56%).
Veja como o Ibope maqueia, incluindo o “regular”, que não incluía quando as pesquisas eram com Lula: http://www.redebrasilatual.com.br/temas/politica/2011/09/aprovacao-de-dilma-sobe-para-71-diz-cni-ibope
Aprovação no final do governo Lula, segundo o Datafolha: http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4757357-EI7896,00-Datafolha+consideram+governo+Lula+otimo+ou+bom.html
E segundo o Ibope: http://br.noticias.yahoo.com/ibope-80-consideram-governo-lula-%C3%B3timo-bom-20100925.html
Antes que eu tenha meu comentário censurado ou seja chamado de tucano disfarçado vou deixar tudo mais explicadinho para os que não entendem:
Estou criticando Dilma por se deixar levar pelo roteiro da “faxina” imposto a ela pelo PIG ou grande mídia, que quer convencer o governo e a nós que nesse caminho da “faxina” Dilma vai aumentanto sua popularidade, quando, na verdade, o que a mídia quer é taxar o governo de corrupto, paralisá-lo o quanto pode e fazer Dilma perder apoio e até a maioria que tem no congresso, uma vez que a cada ministro derrubado pela mídia, Dilma corre o risco de perder o apoio do Partido ao qual ele pertence.
Novamente, Dilma herdou o governo Lula com cerca de 80/83% de bom/ótimo e só foi caindo. Agora subiu, segundo o Ibope, mas ainda está com 56% e olha que já chegou a menos de 50% em uma das amostragens.
Se Dilma estivesse com essa bola toda era para estar com níveis de bom/ótimo próximos dos 80/83% herdados de Lula.
Vem deixando o PIG governar no seu lugar, desestimulando os militantes e simpatizantes de esquerda.
Dilma não tem um discurso bom de se ouvir, que nos empolgue. Não defende seus ministros, que o PIG vem derrubando.
Estou aqui condenando a postura submissa do governo Dilma que tem poder de Presidente da República e está deixando a Mídia governar em seu lugar.

Anônimo disse...

A globo nao comenta porque eh beneficiaria
do esquema da privataria.

Joao Batista disse...

Merdal Pereira, Noblat e outros tantos sabujos de Serra e cia. já entraram em campo para fazer a defesa dos ditos cujos. Tudo mundo está "careca" de saber disso....kk

Anônimo disse...

Quero estar presente no velório dos dois, Globo e PSDB.
Não pensem que isto é sadismo, só quero ter a certeza que eles não existirão mais para o bem do Brasil.
Paulo

Ailton C disse...

Merval O Imortal só fala o que mandam.
Como a Globo está sem credibilidade, o mesmo, idem.
Se quero informação com credibilidade acesso a internet.
Fico mais tranquilo!

Luiz Antonio disse...

MUITO LINDO!!!!!!!!!

J. Carlos disse...

Até que enfim as coisas estão mudando.
Depois que o Mário foi para Covas o Império do PSDB virou um inferno. O José é uma Serra de Problemas, O Aécio a Neve derreteu, já o Sérgio vive em Guerra e o FHC agora é Efe Gaga Ce.

Luiz Carlos disse...

Aqui em minha cidade a frase que mais usamos contra um mentiroso é: "porra meu, você mente mais que o Jornal Nacional."

Anônimo disse...

todos vão ficar impunes.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração