Pages

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

‘Guerra’ virtual' 140 toques de ódio


A internação do ex-presidente Lula no hospital Sírio-libanês para o tratamento de câncer na laringe transformou-se em um dos tópicos mais polêmicos do Twitter e do Facebook. Depois da manifestação da atriz Luana Piovani, sugerindo que Lula fosse tratado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), as redes sociais receberam avalanche de mensagens sobre o assunto. A polarização, entre aqueles que concordaram com Luana e os que consideraram sua proposta uma bobagem trouxe para internet uma coleção de opiniões estapafúrdias, deselegâncias de tratamento (“idiotas”, “imbecis”) e palavrões impublicáveis. Isso tudo sem esquecer que o pano de fundo desse debate é uma doença, talvez a mais cruel delas, o câncer.

O especialista em marketing digital Gabriel Rossi avalia que o que estamos assistindo é o reflexo da “falta de educação digital do brasileiro”. “São 90 milhões acessando a rede, numa banda larga nova e ainda em expansão. Nós ainda temos muita dificuldade em verbalizar o que sentimos na internet. E, infelizmente, caímos nessa superficialidade, nesse debate sem conteúdo”.

Do ponto de vista político, Rossi enxerga tentativa de promover “uma espécie de terceiro turno eleitoral”. “Tem esse lado do debate de quem gosta ou detesta o Lula, entre quem é contra ou a favor do governo. Acho que, no futuro, os políticos precisam entender melhor o Twitter como ferramenta e promover um debate sadio”.

140 toques de ódio
A psicologia também tem muito o que dizer sobre o “ódio destilado em 140 toques” dos últimos dias. Para a psicoterapeuta Jacqueline Meireles, o que está acontecendo seria a “expressão de mentalidade coletiva”. Ou seja, não necessariamente quem está mandando o Lula se tratar no SUS acredita nisso. “É que num primeiro momento muita gente levou na brincadeira, achou engraçado e aí perdeu o controle. As pessoas se esqueceram que do outro lado, recebendo mensagens, pode existir muita gente que teve câncer na família.”

Já para a coordenadora do projeto Papeando Sobre Psicologia, Lenita Alves, a reação das redes sociais se deve a “espetacularização do cotidiano”. “Na rede, pessoas se sentem confortáveis para exceder certos limites do bom senso. Ninguém pensa na doença e, acho que nem pensam politicamente, só no efeito, na repercussão de opinião extravagante, na opinião que vai além do aceitável”.Jornal da tarde

35 Comentários:

Herminio disse...

Dessa corja invejosa pode-se esperar de tudo e essa Piovane hem? com certeza ele quer algum holofote pra ficar na midia, ja que as vezes em que aparece é levando tapa do marido ou namorado, isso em público, não justifica levar tapa de homem mas as palavras grosseiras dela as vezes até que justifica, mal educada ela é com certeza.

Sabino disse...

Durval Sabino "@_lobbo_" SAou amigo e solidário com o Lula, pelo homem, pelo caráter e pelo político! Quanto a câncer, conheço bem de perto, pois este fantasma já me levou uma perna, vivo mutilado e sobre saltado todos os dias desde 1996.
Quanto aos que querem aparecer por aparecer, recomendo que pendurem uma ou mais melancias no pescoço.
Amigo Lula, Deus seja contigo, agora e sempre!

Eduardo Campos disse...

Desde quando a classe média morre de amores por Lula ??? O movimento cansei e as marchas da corrupção são orquestradas pela classe média raivosa que não aceita um ex-operário, pobres, que veio de baixo, analfabeto, seja presidente da República !!!!

Ulisses disse...

Só podia mesmo uma ignorante como esta mulher preconceituosa, recalcada, que para justificar seu soldo para os marinhos deu inicio a esta estupidez. O presidente da república que mais revolucionou o social deste pais de pior distribuição de renda do Mundo, é uma ameaça a direita, pois ele pode querer voltar em 2014 é seria invencivel. A direita esta botando seus pistoleiros de aluguel para desqualificar o Lula perante o povo brasileiro. É um jogo político que a imprensa brasileira faz desde que Lula se candidatou a Presidente pela primeira vez, em 1989. A direita estúpida e violenta só sabe jogar este jogo. Espero que o povo brasileiro não seja mais a massa de manobra

Eduardo Campos disse...

Desde quando a classe média gosta do presidente Lula ????

Só as classes mais pobres, o povão, as massas, gostam do presidente Lula !!!!

A classe média nunca vai aceitar o presidente Lula que veio de baixo, das classes mais pobres, do povão !!!!

Eduardo Campos disse...

Não duvidem que a classe média nunca vai votar, nem votará, no presidente Lula !!!! O presidente Lula tem o povão, os mais pobres ao seu Lado !!!! Mexeu com Lula mexeu com o povão, não mexam com Lula que é mexer com o povão !!!! Lula tem 86% de aprovação popular, é popular, carismárico, alta popularidade.... Graças ao povão, maiso pobres do Brasil.

Roberto Hyra disse...

Enquanto a nossa justiça for essa 'facilidade' que é para os setores ricos e enquanto existir alguns canalhas que se escondem atrás das redações e da lei de liberdade de imprensa para atuar de acordo com os interesses 'dessa gente', existirá isto no Brasil, infelizmente.

Mas Lula tem todo meu apoio. ele vencerá mais está nova batalha. Força, Lula

Eduardo Campos disse...

Mexeu com Lula mexeu com o povão !!!!

Chicão disse...

A "atriz" Luana Piolhovani está dando um péssimo exemplo para a causa feminina. Está incentivando o movimento machista que acha que "mulher de malandro gosta de apanhar". Como se sabe, quando era jovem, apanhou bastante do Dollabela e continua gamada por êle. Ao atacar o Lula, ela tem plena consciência que vai "apanhar" na blogosfera. Ou seja, é uma autêntica sadomasoquista. Vai pra lá, trambolho!

Veralula disse...

Muitos desses são analfabetos políticos que vão "na onda". Mas, não deixei nenhum sem resposta!!!

Duran disse...

Prezada Helena: Vi o texto e creio que foi - como sempre- criado propositalmente por um dos lideres do "PIG", folha de São Paulo. Cheque a postar mensagem fazendo alusão que "ali" se encontrava mensagens no espaço de concentração dos 7% que não gostam de Lula, e que os 87% e os indiferentes quase nunca fazem postagem positiva contrapondo a horda de desafetos perpetuada pela folha de S. Paulo. Emfim seria uma espécie de exercício de liberdade de imprensa como "eles" apregoam desejar ter, mas na verdade um ritual exercido de impropérios descabidos e de puro ranço antidemocrático contra uma imensa maioria que no momento torce e reza pelo nosso líder e carismático Lula.Mas o alento é que sabemos que á cada dia esses 7% tende ainda ser menor. Logico que a folha dar uma amplificação que tende a assustar incautos e alheios como se manipula fatos e noticias... Mas estamos do lado certo e isso cotidianamente vai sendo demonstrado na prática e no tempo.

Fátima13 disse...

Helena, se estivesse usando o SUS iriam dizer que era demagogia ou outra imbecilidade qualquer; civilidade, caráter, bom senso, educação é o que falta para esses que não respeitam Lula, o grande líder que esse país já teve; o me alegra é que a grande maioria não pensa como eles. abs

Anônimo disse...

Não conheço esta cidadã luana, porém é justamente como pessoas como ela que descobrimos uma nova doença: o câncer espiritual que ela possui.

Alex Crasr disse...

A imbecilidade em 140 toques...

Ninguém respeita ninguém e pontocom. Ainda mais quando se trata de uma doença tão avassaladora quanto o câncer. Quantos conhecidos já passaram por isso...meu amigo, minha vizinha, meu avô, minha avó, meu tio, minha tia, minha prima... quantos políticos, atores, cantores?

Luana, tomara que você e nem ninguém da sua família passem por isso!

ALEX CESAR disse...

A imbecilidade em 140 toques...

Ninguém respeita ninguém e pontocom. Ainda mais quando se trata de uma doença tão avassaladora quanto o câncer. Quantos conhecidos já passaram por isso...meu amigo, minha vizinha, meu avô, minha avó, meu tio, minha tia, minha prima... quantos políticos, atores, cantores?

Luana, tomara que você e nem ninguém da sua família passem por isso!

Anônimo disse...

a fala de lula é maior que tudo isso ai. isso que dá só papagaiar o que a midia diz
neste viode ele diz claramente que falta muito pro SUS melhorar, mas o povo merece sim saúde gratuita e de qualidade
http://www.youtube.com/watch?v=Ra5vjf0c_xQ

Souto Neto disse...

Se a cientista política, filósofa e ensaísta Luana Piovani um dia precisar de remédio para diabete, câncer e outras mais que só o Sus fornece, mesmo com o rio de dinheiro que possui, vai procurá-lo, para se lambuzar nas suas próprias palavras; vocabulário oriundo da pocilga em e do que vive.

Anônimo disse...

Cada vez é maior a falta de cultura de muitos brasileiros, que estão e são protagonistas das grandes redes de TV. O fato é claro, perde-se muito tempo navegando e teclado "bobagens" do que investindo na própria cultura política-social-religiosa, entre outras.
Não é só uam questão de tratamento em lugar A ou B,mas respeito a pessoa humana. Penso que todos esse que agem assim deveriam olhar para si mesmos e verificar suas falas com as suas atitudes.

Adriano Brasil

Paulo Gondim disse...

Ora, vai dizer que LUANA PIOVANI não tem plano de saúde... Bobagem. Vivemos num país capitalista e quem pode comprar bens e serviços, faz sem cosntragimento. Eu tenho câncer e trato no meu plano de saúde. LULA, além de ter sido o melhor presidente que o Brasil já teve, mesmo se tivesse apens continuado no movimento sindical, também teria um seguro saúde e, talvez, até melhor do que o plano da LUANA. O que esse povo imbecil esbanja mesmo é inveja. Um nordestino, pobre, sem curso superior, fazer o governo que fez e ser reconhecido no mundo todo, causa mesmo inveja nessa gente elitizada, mas sem expressão. Quem é Luana Piovani perto de Lula? LULA tem os benefícos de ser ex-presidente, além de ganhar mais de 200 mil dólares por palestra, com agenda cheia. Com uma grana dessas, daria até para comprar um hospital, que dirá um bom plano de saúde. Então, vamos deixar de hipocrisias. Mas eu desejo em dobro tudo o que essa gente deseja ao LULA. Eu, também com meu câncer, rezo todo dia para me recuperar e que todo mundo que tenha esse mal se recupere. LULA vai se recuperar e continuará dando esperança ao povo sofrido do Brasil, mesmo contra a vontade dessa elite branca e racista, que está perdendo a mamata de ter mão de obra barata. Os tempos são outros e muitos brasileiros estão deixando de ser besta. Cuidado, dona LUANA PIOVANI: quem cospe para cima, costuma cair no rosto! Sou LULA e não abro nem pra o trem carregado de gilette!!!
Paulo Gondim

Odete disse...

Não sabia que esta Piovanni tinha começado esta coisa lamentável.Com certeza, bem típico desta pessoa elitista, arrogante, mal educada e descerebrada. Só achei que uma desqualificada ccomo essa não receberia tanto apoio em uma proposta tão estapafúrdia, tão desrespeitosa e cruel.

Sérgio S. Jabur disse...

O ano, 1968. O dia, uma quinta feira que antecedia o Domingo de Ramos. No templo do Senhor a atmosfera era de recolhimento e fé. Todos imbuídos daquela bem – aventurança que nos concede a consciência tranqüila. Ao terminara missa, o jovem coroinha Michael Moore deixou a igreja a fim de apagar as cinzas do incenso. Foi quando um paroquiano, que havia saído antes para buscar algo em seu carro, ligara o rádio e ouvira a notícia. Excitado, com indisfarçável sentimento de alívio e alegria, quis comunicar a notícia ao primeiro que aparecesse: “King está morto. Atiraram em Martin Luther King.”
“Este foi o momento mais deprimente que já experimentei em minha vida” confessa Michael Moore em seu livro recém lançado HERE COMES TROUBLE. A notícia se espalha pela congregação. Muitos ficaram consternados,outros choravam, mas alguns não conseguiram conter seu sentimento de euforia e alívio. Gritos de contentamento e vivas ouviam-se em toda parte, e frases como: “Este negro arruaceiro, terrorista, não vai mais nos incomodar. Aleluia”, saia da boca de muitos que tinham acabado de receber o corpo de Cristo, segundo a crença católica, e de reafirmar sua adesão à uma doutrina que prega o amor.
Quanta semelhança com a reação de certas pessoas quando confrontadas com o anúncio da doença de Lula. Quantas “almas boas e cristãs” intimamente ou abertamente se regozijaram com a desdita dele. Quanta hipocrisia !!!!!

José Carlos Lima disse...

Como pode um operário em áreas nobres da Casa Grande?
Ate hoje estes animais não aceitam Lula ter pisado os pés no Palácio do Planalto que, em tese, deveria ser ocupado por gente da zelite né

Henry disse...

Nosso Lider Carismático é muito maior que a gente miúda como essa Luana Piovani que o ataca de forma grosseira e covarde!
Viva Lula, Viva o povo brasileiro!
Quanto a Luana Piovani vou ter prazer de lhe mandar uns tomates e ovos podres no dia em que tiver ver na rua!

J. Carlos/Aju disse...

A infeliz e maldosa sugestão da Luana Piovani que, diga-se de passagem, não é exemplo a nada. Tem como objetivo bajular a Globo ou chamar para si os holofotes da fama por saber que Lula é o Ex-presidente mais querido do Brasil.
Ademais, convém lembrar que o Ex-Presidente Lula não é o responsável pela precariedade da saúde no Brasil. Pelo contrario, Ele tentou salvar a saúde e até se comprometendo em fazer o PAC da saúde, se os hipócritas da oposição não derrubassem a CPMF que por sinal foi criada no governo do famigerado FHC e dos Demos/Tucanos e desviada para outros fins.
Portanto, não vejo qualquer beneficio na declaração desta criatura.
Fique tranqüilo Presidente Lula que o Brasil dos verdadeiros brasileiros ora por ti e como diz o velho adágio. “Os cães ladram e a caravana passa”

J. Carlos/Aju disse...

Paulo Gondim,
Pô! Fenomenal o seu comentário. A partir de hoje amigo, também rezarei por você. Boa sorte e que Deus conseda-lhe a vitória assim como também ao nosso querido presidente Lula.

Anônimo disse...

O cancer é uma doença terr~ivel. Mas pior é a podridão da alma que consome essa direita pobre de espirito, egoísta, analfabeta política, que tem sua expressão em atores globais, cujas posições e atitudes deploráveis são reflexo do que há de mais baixo no segmento da vida nacional que deveria dar exemplo a população,mas que envergonham a todos nós, brsileiros. Essa Piovani é a negação da dinidade feminina, se acha o máximo com seus rompantes grosseiros e suas relações amorosas escandalosas com pessoas tão desmerecedoras do respeito dos que os assistem como ela, aliás em seu caso aplica-se muito bem o ditado "Dize-me com que andas e eu te direi quem és." Nenhum deles chega ao dedinho minimo dos pés do Lula e, apesar da praga que todos eles lhe rogam, ele sairá mais forte do que nunca para dar-nos mais alegrias.

Anônimo disse...

Penso que pelo que o LULA representa para o Brasil, pelo que foi e é, as vezes, é até compreensivel certas manifestações. Não as de conteudo odioso, mas manifestações contrárias as nossas opiniões. Tenho aversão ao ACM Neto, ao Alvaro Dias, ao Arthur Virgilio... mas não ao ponto de desejar a morte ou ao sofrimento cruel e desumano que a doença provoca. Tais manifestações são de caráter político partidário. A disputa eleitoral que levou a Dilma a presidência ainda não acabou. Para alguns a hora da vingança é agora. Felizmente a grande maioria não pensam assim como "esses". Estamos com voçê LULA pro que der e vier. Voçê é um nordestino forte, já nos livrou da pior doença que o povo brasileiro sofria que era a falta de democracia e com certeza vai se livrar dessa também. FORÇA LULA.

ANTONIO CARLOS DA ROCHA.
TAQUARUSSU-MS.

Reg disse...

OS 4% que odeiam Lula, que fizeram a campanha suja de 2010, ofendendo a candidata Dilma, os os mesmos que disseminam esta expressão.
São zumbis robóticos a tentarem desqualificar o ex-presidente, como de costume.
Comentaristas pagos, que circulam diuturnamente nas redes sociais.
Nada preocupante.
Os de sempre.

Reg disse...

OS 4% que odeiam Lula, que fizeram a campanha suja de 2010, ofendendo a candidata Dilma, os os mesmos que disseminam esta expressão.
São zumbis robóticos a tentarem desqualificar o ex-presidente, como de costume.
Comentaristas pagos, que circulam diuturnamente nas redes sociais.
Nada preocupante.
Os de sempre.

JOSE MARIO COMINI disse...

PARA QUEM NOS ÚLTIMOS TEMPOS SÓ APARECE EM NOTICIÁRIO POLICIAL, ELA NÃO PERDEU TEMPO, PEGOU O BONDE NA DOENÇA DO MAIS QUERIDO PRESIDENTE DA HISTÓRIA DO BRASIL E TENTOU APARECER EM NOTICIÁRIO DIFERENTE. TEMOS QUE TER É PIEDADE DE PESSOAS COMO ESTA INFELIZ, QUE ALÉM DE SER PRECONCEITUOSA, APANHA DE NAMORADOS E VIVE SEMPRE MAL AMADA...

Maria Amélia Martins Branco disse...

Essa Luana é gente miuda, mesquinha, invejosa, promísqua, enfim ela mostra a fuça, e que tal pedirmos nas redes sociais o DNA do filho que ela espera, será que ela sabe quem é o pai? Chumbo trocado não dói.

Ana disse...

Vou dar uma sugestão para esta infeliz, ter o filho dela na rede pública ou qualquer outro da turma cheirosa utilizar os serviços público de saúde, educação e transporte, quem sabe não melhora.

Beco Ferreira disse...

Quem é mesmo essa tál luana piovani? So lembro de uma drogada (processada) ou maconheira de subterraneo nível... ha algumas decadas, será?

Leônidas Costa Andrade disse...

Pouco tenho a falar sobre o tema, já que na minha opinião o que diz uma Luana Piovani, o PIG e o cansei merece pouco ou nenhum destaque, da Luana Piovani pelo menos ainda se salva a beleza física do corpo, já que a facial de tão maltratada pelas drogas não resistiu, do PIG e do CANSEI nem a estética se salva, "vá de reto, satanás".

Leônidas Costa Andrade disse...

Adeptos e seguidores (partidários) criam o LÍDER, adversários e algozes criam o MITO, Jesus Cristo, Tiradentes, Lampião, Martin Luther King, Mandela e outros estão ai para confirmar, Lulista desde o sindicalismo tenho no Lula um líder, mas do jeito que a coisa anda os seus adversários o estão transformando em um mito.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração