Pages

sábado, 5 de novembro de 2011

Em dez meses, governo de Dilma Rousseff bate recorde de expulsões do serviço público

Os dez primeiros meses do governo Dilma Rousseff levaram à expulsão de 465 servidores federais - um número recorde na comparação com igual período dos últimos oito anos. A informação foi dada nesta sexta-feira (4) pela CGU (Controladoria-Geral da União), responsável por auditorias em órgãos federais e pelo Portal da Transparência. O período coincide com exonerações em série em várias pastas por suspeita de corrupção e de má gestão.

Segundo a CGU, houve 404 expulsões nos dez primeiros meses do ano passado. Em 2009 foram 352 e em 2008, 313. Desde o primeiro ano do governo Luiz Inácio Lula da Silva, quando o órgão foi criado, houve 3.434 expulsões. Neste ano, o governo promoveu grandes mudanças, sempre após denúncias, nas estruturas dos ministérios dos Transportes, Agricultura e Turismo. Um movimento semelhante é esperado na pasta do Esporte.

A controladoria informou também que das 465 expulsões deste ano, 386 foram demissões do cargo efetivo, 46 destituições do cargo em comissão, e 33 cassações de aposentadoria. Quase 32% das expulsões (1.831 casos) aconteceu por "obtenção de vantagens". A improbidade administrativa aparece em seguida, com cerca de 20% do total (1.110 casos). Outros 316 servidores (5,4%) foram expulsos por recebimento de propina.

"Embora a grande maioria (56,6%) dos casos de expulsão esteja relacionada à prática de corrupção, há casos vinculados a outros problemas", disse a CGU em nota. Há 501 servidores (8,6%) expulsos por abandono do cargo, 281 (4,8%) por desídia (preguiça, desleixo), e 30% por como “outros motivos”. De Maurício Savarese
Do UOL Notícias

8 Comentários:

Anônimo disse...

Que pena...

votei na dilma e estou sendo governado pela revista veja...

A veja decidiu que agora é o ministro luppi que deve cair fora...Como diz o blog cidadania, demita logo e nos poupe da agonia...

Aproveita e demita o pusilanime bernardo que engavetou a ley de medios

BOTANDO A MÃO NO FOGO disse...

Agora é o tal do AGNELO. Onde vai parar tanta coisa que está acontecendo no nosso PT. O que foi que aconteceu com a ombridade desses petistas que a gente botava tanta fé e abnegação chegando até em assinar em baixo num papel em branco?!?!?!

Queiroz disse...

“Cadê as provas contra o Agnelo?”.

Anônimo disse...

Dúvida sincera: o blog então concorda com a tese da "herança maldita?"

CEGO EM TIROTEIO disse...

Sinceramente, é muito escândalo para um só partido. O que foi que aconteceu? Ninguém dá um basta nisso tudo? Onde vamos parar?

Anônimo disse...

cADÊ A TV E RADIO PUBLICA PARA NOS OFERECER JORNALISMO DE QUALIDADE E CONTRAPONTO À MIDIA LESA PATRIA? TEREMOS TV PUBLICA DE VERDADE OU SÓ FACHADA PARA REPLICAR PROGRAMAS DA TV CULTURA TUCANA E CONVIDADOS DA DIREITA PARA DEBATER TODO E QUALQUER ASSUNTO EM PAUTA NOS PROGRAMAS?NÃO TEREMOS VOZ NEM NA MIDIA VELHA NEM NA TV PUBLICA É ISSO? ACHAM QUE O PT GANHARA ELEIÇOES P SEMPRE SEM SE COMUNICAR? VOCES NÃO SAO NADA SEM O LULA!

BRASILEIRO disse...

Enquanto isso o PSDB em 20 anos de suborno a midia paulista ja sao 100 pedidos de CPI arquivados!!!!

iendiS disse...

O governo Lula já tinha mandado bem nesse tipo de tarefa. Tais iníciativas jogam por água abaixo esses papos de suposta leniéncia petista com a corrupção.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração